Recolocação profissional em meio a crise enquanto a nova oportunidade não aparece
Recolocação profissional em meio a crise
Gestora dá dicas do que fazer enquanto a nova oportunidade não aparece
Constantemente nos deparamos com notícias sobre a crise econômica e política que afetam a geração de empregos em nosso país. Com mais profissionais à disposição para voltar ao mercado de trabalho, a recolocação profissional pode se transformar em um caminho longo e difícil, que exige resistência de quem vai enfrentá-la. Por isso, é preciso muita paciência e foco.
Segundo Madalena Feliciano, gestora da empresa de recolocação Outliers Careers, é importante que o candidato conheça bem o seu perfil profissional. “O desemprego é um momento em que a pessoa deve pensar sobre os seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Essa reflexão irá ajudar na elaboração de uma estratégia de recolocação e de um novo posicionamento profissional. Além de abrir espaço para rever aspectos pessoais e profissionais que podem ser melhorados”, afirma Madalena.
Para a elaboração de um currículo objetivo e, ao mesmo tempo, atraente, é necessário que você primeiro reúna todos os seus dados profissionais e obtenha um bom conteúdo de informações. “A próxima etapa será a seleção e exclusão de várias destas informações, mantendo somente o que agrega real valor profissional a você e a sua carreira. Esta coleta o levará a recordar suas mais importantes aptidões, que não podem faltar em seu currículo”, completa a especialista.
Madalena ainda destaca dicas cruciais para uma boa experiência de recolocação:
– Depois de já ter revisado seu perfil profissional, é hora de fazer uma lista de desejos;
– Ao iniciar a recolocação, frequente cursos, feiras e palestras. Busque qualificar-se ainda mais.
– Cadastre-se nos sites de emprego
– Faça uso dos contatos adquiridos na sua área
– Jamais se coloque como mais um, não se vitimize
– Prepare um bom currículo focado na principal característica da sua carreira
– Prepare-se para a/as entrevistas, podem ligar a qualquer momento
Por fim, sempre assuma uma postura de protagonista diante da situação. “Esse é o momento em que você olha para frente, enxerga oportunidades e se coloca disposto a emanar boas energias, foco e uma busca constante por resultados positivos”, finaliza Madalena.
Serviço: Outliers Careers
Madalena Feliciano
Gestora de Carreira