Setor de jogos digitais ganha reforço com a fundação da Associação de Criadores de Jogos de Alagoas

Evento reuniu na última segunda-feira (18) lideranças acadêmicas, empresariais e institucionais e marcou a formalização da associação

Foi realizada, na última segunda-feira (18), a cerimônia de fundação da Associação de Criadores de Jogos de Alagoas (ACJOGOS-AL), em Maceió, Alagoas. Resultado da consolidação do Coletivo de Desenvolvimento de Jogos de Alagoas (DEJA), a entidade passa agora a ter representação formal para desenvolvedores de jogos no estado. O encontro reuniu cerca de 70 participantes, entre professores, empreendedores, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e inovação. A programação incluiu uma mesa redonda, bem como a leitura e a aprovação do estatuto, sendo eleita a primeira diretoria, composta por um presidente, vice-presidente e tesoureiro.

O ato contou com a presença do presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), Márcio Filho, que tem colaborado com a formalização de associações de desenvolvedores em diferentes regiões do país. Estiveram presentes também Juliana Khalili, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); Marcel Muller, supervisor de inovação do SENAI-AL, Liza Bádue e Áurea Andrade, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL); Themis Mendonça, do programa Sebrae Games; Tacyana Batista, do Centro Universitário Cesmac; e Layane Araújo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Para Márcio Filho, a fundação da ACJOGOS-AL representa um marco para o setor em Alagoas, que passa a contar com uma entidade organizada para dialogar com o poder público, articular projetos de formação e inovação, além de conectar a produção local ao ecossistema nacional de jogos digitais.

“O fortalecimento do setor de games no Brasil passa pela construção de ecossistemas locais sólidos, capazes de dialogar com governos, universidades e mercado. A criação da ACJOGOS-AL é um passo fundamental nesse processo e reforça o papel das associações como instrumentos de representatividade e desenvolvimento”, destacou.

Já para Thiago Cortez, presidente da ACJOGOS-AL, a fundação marca a transição de um esforço coletivo para uma estrutura institucionalizada.

“Após anos de DEJA, nós percebemos os limites da nossa atuação informal. Conseguimos fazer muito, mas percebemos que podíamos fazer muito mais. A associação representa uma nova etapa para o que o DEJA estava construindo no estado, nos dando voz institucional capaz de transformar tudo que construímos até aqui em resultados duradouros. Nossa expectativa é o fortalecimento das nossas relações com instituições públicas e privadas, possibilitando novas oportunidades de capacitações, investimento, mostras, missões, e tudo que for possível para fomentar o setor de criação de jogos em Alagoas. Estou animado para o futuro”, afirmou.

A formalização da entidade foi acompanhada por representantes do (Sebrae), (FAPEAL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e instituições de ensino superior, o que demonstra a união dos esforços entre diferentes setores para impulsionar a economia criativa e o desenvolvimento de jogos no estado.

 

Previous post Nordeste em Cena: Sergipe Renova a Identidade do Cangaço com “Guerreiros do Sol”
Next post Theatro Homerinho resgata a cultura popular alagoana com o “Giro das Tradições