JORGE ARAGÃO É O CONVIDADO DO “SAMBA DA FEIRA” DO DIA 6 DE JULHO

O grupo Seligaê, anfitrião do evento, abre a roda de samba a partir das 17h

Sábado é dia de Samba da Feira – a roda de samba que ganhou o respeito de artistas como: Grupo Fundo de Quinta, Noca da Portela, Belo, Reinaldo, Jorge Aragão e o sambista Diogo Nogueira. O evento tem atraído famosos em busca de boa música e revelado novidades no gênero, tornando a atração uma tradição nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro.

O evento gratuito semanal já reuniu mais de 12 mil pessoas por apresentação nos galpões e sempre traz grandes nomes do samba como convidados especiais. O evento começa às 17h, com o grupo “Seligaê”, anfitrião do evento.

Nesta edição, o convidado é Jorge Aragão. Com mais de quarenta anos de carreira, o cantor e compositor é um dos maiores sambistas brasileiros, reconhecido internacionalmente. Canções, como: “Eu e você sempre”, “Lucidez”, “Moleque Atrevido”, “Deus Manda”, “De Sampa a São Luiz”, “Alvará”, “Malandro”, “Vou festejar”, “Enredo do meu samba”, “Coisa de Pele”, “Terceira Pessoa”, “Amigos… Amantes”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, entre outros, estão no repertório do show e na nossa memória afetiva.

https://www.youtube.com/watch?v=uvdUrMNs508

Como surgiu o SAMBA DA FEIRA
E a proposta do SAMBA DA FEIRA é essa mesma: valorizar o samba, os sambistas e quem não é ruim da cabeça, nem doente do pé. E foi justamente uma galera boa da cabeça e do pé que começou, de brincadeira, esse que virou um dos eventos de samba mais conhecidos e mais populares do Rio de Janeiro e do Brasil.

Foi na casa de Mário Castilho, na rua Teresa Cavalcante, em Piedade, que tudo começou. Todo sábado, dia de feira na rua, ele costumava acordar cedo, preparar uns camarões, chamar os amigos e ouvir um bom samba no quintal, enquanto acompanhava o movimento da feira. Teve, então, a ideia de comprar um barril de chope e deixar as portas da garagem abertas para quem quisesse parar e curtir o samba. Surgia assim o Samba da Feira, que estreou no dia 14 de maio de 2016. O barril logo virou vários, tiveram de providenciar espaço para os barraqueiros e para a galera que só aumentava a cada sábado. Não demorou para o samba, que ia das 10h às 16h, virar febre e atrair público do bairro e das adjacências.

O evento cresceu muito, e vieram os problemas: reclamações de vizinhos por causa do barulho, reclamações dos feirantes… Mário e os amigos foram conversar com o administrador regional da XIII R.A. e receberam a oferta de fazer a roda nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos. E foi lá que o SAMBA DA FEIRA passou a acontecer todo sábado, a partir do dia 3 de dezembro de 2016.

“Quando fomos para Engenhão, nossa preocupação era não perder a essência do SAMBA DA FEIRA”, explica Mário Castilho. Eles conseguiram. Nosso samba mais genuíno segue firme e forte.

Os convidados
Ainda no quintal, o SAMBA DA FEIRA já recebia artistas, mas foi nos Armazéns do Engenhão que o evento passou a convidar sambistas de peso. O primeiro foi Toninho Geraes. Para bancar o cachê, os amigos se arriscaram e correram atrás na divulgação: usaram mídias sociais, firmaram parceria com emissora de rádio, e, de lá para cá, o samba se propagou. Toninho Geraes abriu porta para Xande de Pilares, que elogiou o evento em seus stories, no Instagram, e pronto!

Serviço: SAMBA DA FEIRA CONVIDA JORGE ARAGÃO
Armazém do Engenhão – R. José dos Reis, 189 – Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

 Data: 6 de julho.

Horário: 17h.

Classificação Livre. Capacidade: 2500 pessoas.

Grátiswww.facebook.com/sambanafeiracombororo

Uma viagem pela história de Itaguaí na Estrada Real da Serra da Calçada

Projeto Roteiro Cultural leva turistas e moradores a uma expedição pela estrada Real

A cidade de Itaguaí completa 201 anos no próximo dia 5 de julho e o que pouca gente sabe é que o município foi fundamental durante o período imperial. É um pouco dessa história que a Secretaria de Educação e Cultura, através da Subsecretaria de Cultura, busca contar através do Projeto Roteiro Cultural – Conhecendo Itaguaí. No sábado (29/06), a edição especial “Estrada da Calçada, a estrada Real” levou turistas, moradores e autoridades municipais para uma expedição de reconhecimento com palestra guiada por uma das principais rotas do país nos séculos 18 e 19.

 

A edição especial “Projeto Roteiro Cultural – Itaguaí 201 anos” reuniu 30 pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da história da Estrada Real da Serra da Calçada, que fica no bairro Raiz da Serra. O local foi durante séculos a principal rota de ligação entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Foi por lá, inclusive, que Dom Pedro I passou com sua comitiva antes de proclamar a Independência do Brasil em 1822. Datada do século 18, a via é feita toda em pé-de-moleque.

 

A expedição foi guiada pelo assessor de Projetos Especiais da Subsecretaria de Cultura, Eduardo de Almeida Vieira, e pelo diretor do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro (IPHARJ), Claudio Prado de Mello. Também participaram do evento, o vice-prefeito Abeilard Goulart de Souza Filho, o vereador Sandro da Hermínio, a Secretária de Esporte e Turismo, Erika de Souza e moradores de Itaguaí e cidades vizinhas. O projeto contou ainda com o apoio da Unimed Costa Verde, Polícia Militar, Expresso, IPHARJ e INEPAC.

A história da Estrada Real

O chamado “Caminho dos Jesuítas” ou “Estrada Real” foi uma importante via terrestre que garantiu a comunicação da cidade do Rio de Janeiro com o interior, a partir da Fazenda Santa Cruz. Por conta dos naufrágios e da pirataria constante na rota marítima, sua construção se tornou necessária. A Coroa Portuguesa resolveu construir a estrada utilizando recursos dos proprietários mais ricos da região, que eram contra a implementação da via. Quem também fez oposição foram os jesuítas, que pediam aos índios para atrapalharem as obras. A estrada só foi concluída após forte intervenção do governador na época.

A Estrada Real foi o eixo principal do processo de urbanização de Itaguaí. Era utilizada por tropeiros, comitivas, aventureiros e viajantes que queriam alcançar as minas de São Paulo e Minas Gerais em busca de riquezas minerais. Também era utilizada pelo Imperador Dom Pedro I para chegar até uma dessas regiões.

O caminho de Itaguaí em direção à trilha do ouro aparece na carta topográfica do sargento-mor, editada em 1767. O ponto culminante é o Mirante do Imperador, a 628 metros de altitude. Abaixo do mirante, está a Pedra de Santo Antônio, também conhecida como “Pedra da Inscrição de Bronze” com fragmentos dos dizeres: “Prezidência de Província 1822”.

Festival gratuito em Ipanema conta com Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Festival gratuito em Ipanema conta com Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, gastronomia e arte em comemoração aos 60 anos do Grupo Zona Sul

Evento gratuito com apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, gastronomia e arte toma conta da Praça Nossa Senhora da Paz

Festival acontece em 6 de julho e marca os 60 anos do Grupo Zona Sul

Quem passar pela Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, neste sábado (06) vai se divertir em um evento gratuito para toda a família com música, gastronomia e exposição arte. O dia será de comemoração pelos 60 anos do Grupo Zona Sul e conta venda de drinks do Stuzzi, Eggtruck da Mantiqueira, vinhos em taças, focaccias de diversos sabores e sanduíches do Sabor DOC, do chef Marcello Malta, em barraquinhas montadas por lá, além de compotas e geleias produzidas pelos experts Stanilas Brito e Christophe Lidy com produtos reaproveitados. O total arrecadado será revertido para doação. No local também serão recebidas roupas de frio para a campanha do agasalho.

A arte fica por conta da exposição de esculturas de corações de um metro e meio – que são os símbolos da rede queridinha pelos cariocas – e servirão de telas para serem estilizadas pelos artistas contemporâneos: Lídia Viber, Luiza Furtado, Di Couto, Cacá Fonseca, Gais Ama, Rafael Meggetto, Acme Carlos Bobi, entre outros. Os artistas Felipe Guga e Camila Camiz farão performances ao vivo para espalhar ainda mais amor pelo local. Após o evento as esculturas ficarão expostas em lojas da rede.

Fechando o evento, a partir das 17h, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, regida pelo maestro Anderson Alves, vai apresentar um repertório emocionante, para os amantes da boa música.

Grandes obras, como Barbeiro de Sevilha, de Rossini; trechos da ópera de carmen de Bizet; Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha e suíte nordestina, do Maestro Duda, por exemplo, serão reproduzidas nas vozes de jovens da Rede Pública Municipal de Ensino, inscritos no programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. A apresentação também contará com as solistas convidadas: Noeli Melo, do Theatro Municipal e Michele Ramos.

 

Serviço

60 Anos Zona Sul

Praça Nossa Senhora da Paz –Ipanema

Sábado, 6 de julho, de 14h às 19h

Marcos Sacramento – Show de lançamento do CD “Drago” (Teatro Rival Petrobras)

MARCOS SACRAMENTO

Show de lançamento do CD “Drago”

Drago’, novo CD de Marcos Sacramento, revela faceta de compositor do cantor. Primeiro disco de inéditas depois de cinco anos (o último foi “Autorretrato” – 2014) o álbum tem todas as músicas assinadas por ele, solo ou com parceiros, e chega ao Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, com show no dia 11 de julho, às 19h30.

O CD foi totalmente financiado por crowdfunding, pela plataforma Catarse. O financiamento coletivo ficou aberto por dois meses e foi a primeira experiência do músico, de 58 anos e mais de 30 de carreira, com este tipo de captação de recursos. “Drago” é uma homenagem a um quase amor de anos atrás e primeira música de trabalho do álbum, parceria com Paulo Baiano.

 

Mas o que significa “Drago”? Esse é o nome deu m rapaz franco-marroquino cujo olhar contemplativo de Sacramento rendeu-se pela beleza misteriosa do corpo moreno deitado nas areias do Mediterrâneo. Em “Drago”, Marcos revela uma visão aguçada para o mundo que o cerca, desde a ressaca da quarta-feira de cinzas de um carnaval onde o coração termina incinerado em “Bolero de cinzas”, parceria com Marcelo Caldi.

No roteiro do espetáculo estão ainda clássicos como “Cai dentro” (Baden Powell/ P.C. Pinheiro), Sertaneja (René Bittencourt) essa em versão alucinadamente roqueira e Baião da Penha (Guio de Moraes/David Nasser).

O cantor divide o palco com sua nova banda: Luiz Flavio Alcofra, violão e direção musical; Netinho Albuquerque e Daniel Boechat, percussões; Glauber Seixas, guitarras e Leandro Vasques, baixo e vocais.

“(…) A ideia da distância, do desencaixe, marca de diferentes formas os versos do disco (…) sobre tudo isso, o canto de Sacramento, que domina técnica, malícia, ritmo e sensibilidade (…)”, escreveu Leonardo Lichote em sua crítica para o Jornal O Globo.

A presença explosiva e sedutora de Sacramento em cena, convida o público a uma viagem, ao mesmo tempo, reflexiva, divertida, perturbadora e contemplativa, sensações provocadas pela voz quente e poderosa desse que já é considerado um dos maiores intérpretes da Música Popular Brasileira contemporânea.

______________________________________________________________________________________________

  • Serviço
  • Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Centro/Cinelândia – Rio de Janeiro.
  •  Data: 11 de julho (Quinta).
  • Horário: 19h30.
  • Abertura da casa: 18h. 
  • Ingressos: R$ 60,00 (Inteira), R$ 40,00 (Promoção para os 100 primeiros pagantes), R$ 30,00 (meia-entrada).
  • Venda antecipada pela Eventim – http://bit.ly/TeatroRival_Ingressos2GIaEKp
  • Bilheteria: Terça a Sexta das 13h às 21h | Sábados e Feriados das 16h às 22h
  • Censura: 18 anos. www.rivalpetrobras.com.br.
  •  Informações: (21) 2240-9796.
  • Capacidade: 350 pessoas.
  • Metrô/VLT: Estação Cinelândia.
Festa Julina Do Retiro Dos Artistas Na Cidade Das Artes

Retiro Dos Artistas preparou um mega arraiá neste ano. Já tradicional e com o intuito de arrecadar fundos em prol da casa e seus idosos, este ano escolheu a Cidade Das Artes para o arrasta pé, que acontecerá de 05 a 07 de julho.

Serão três dias especiais, com a participação de grandes nomes da nossa música popular brasileira. Entre as atrações, a dupla Fabricio & Fabian, a DJ Deka brasileira, radicada em Orlando (EUA), DJ residente nas mais badaladas casas da cidade americana onde esta a Disney, além de apresentações por Los Angeles, Miami e Nova Iorque.

Alcione é presença garantida, seguida por um time de primeira, Jorge AragãoXande De PilaresKoringaSandra De SáTunai,MolejoValesca PopozudaLukaDJ Malboro, entre muitos outros.

A festa é a maior fonte de renda da instituição, e o lucro obtido ajuda nos custos de manutenção por pelo menos quatro meses, uma vez que o Retiro vive apenas de doações.

Oficialmente fundado em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais, o grupo se reuniu pela primeira vez, para eleger a sua diretoria, em 19 de agosto de 1918, com a presença de 133 artistas, no velho Cine Teatro Pathé.

Como homenagem ao ator João Caetano, a data oficial da fundação passou a ser dia 24 de agosto de 1918. E, a partir daí, sua data de aniversário de morte passou a ser comemorada como Dia Do Artista.

Nesses 100 anos de existência a CASA DOS ARTISTAS escreveu uma rica história artística, social e assistencial, tendo permanecido até os dias de hoje como uma instituição de caráter único em nosso país.

Atualmente abriga 52 artistas idosos de todas as áreas: cinema, teatro, TV, músicos, jornalistas e técnicos em geral. A todos são oferecidos: assistência médica, medicamentos, cinco refeições por dia, fisioterapia, psicólogo, massoterapia, projetos sociais com desenvolvimentos de trabalhos manuais e cognitivos, horta terapia, yoga, programação em teatro e cinema, e o principal: DIGNIDADE E AMOR.

O Dia 06(sábado) vai ser marcado pelas apresentações da dupla sertaneja, Fabrício & FabianDJ Deka, do grupo Tá Na MenteLeny Andrade, entre outros.

F&B, irmãos multi instrumentistas já cantavam quando o sertanejo ainda era considerado música caipira no Rio de Janeiro. Fizeram diversas parcerias com grandes nomes, entre eles Chitãozinho & ChororóJoão Mineiro e Marciano, entre outros mestres do segmento. Há 10 anos lançaram seu primeiro projeto, “Vem Ficar Comigo” (2003), em 2006 – “Felicidade” e“Coração Urbano, Alma Sertaneja”, no ano de 2007. O quarto disco aconteceu em 2007, “Ontem e Hoje”. Prestes a lançarem, seu mais novo trabalho, depois de quase oito anos se apresentando fora do país, como Chile, EUA, além de vários países da Europa, em 2018 voltam repaginados, mas relembrando sucessos gravados pelos irmãos.

Com grande intimidade no trompete, Saxofone, violão e até no piano, os irmãos F&F vão  apresentar o single “Lei Seca” e ainda as autorais, “Rio De Janeiro”, “Antes Que Você Vá” e “Nosso Sucesso”. Ainda no repertório sucessos de Henrique & Juliano, “Vidinha De Balada”, “A Dama e o Vagabundo”, do Safadão, em versão viola “Do Seu Lado” da banda J Quest, entre outras.

DJ Deka, brasileira que comanda várias as carrapetas em Orlando (EUA), Miami e Los Angeles levará uma sequência de samba funk e da black nacional, de forma acelerada, bem no pique da noite. Vai apresentar o que esta comandando a noite Americana, com o melhor da música eletrônica internacional, muito deep house e pop.

Leny Andrade, aclamada pela crítica internacionalmente. Ganhadora do troféu ‘Voz das Américas’ nos Estado Unidos, apontada como “extraordinária” pelo New York Times, considerada pelo New York Post como a “Sarah Vaughan do Brasil” e “maravilhosa” pelo The Globe, de Boston.

Com mais de 20 discos gravados e dois DVDs, Leny Andrade- se apresentou pelo mundo todo ao longo de sua carreira, se apresentado em festivais com grandes nomes da música internacional, como Chucho Valdez, Ron Carter, Gonzalo Rubalcaba, Paquito D´Rivera e uma infinidade de super estrelas. Seus últimos CDs lançados foram: Alma mia (2010), Canciones Del Rey (2013), em homenagem a Roberto Carlos, e Iluminados (2014), gravado a pedido do Ivan Lins e Victor Martins para comemorar os 40 anos de parceria da dupla.

O grupo Tá Na Mente vai levar o seu pagode romântico e sucessos consagrados nacionalmente, como “Fica” e “Se Eu Pudesse Conversar Com Deus”. Várias outras atrações marcarão a noite de sábado.

Sexta/05 estarão no palco, Xande De PilaresBuchecha e muito mais. No domingo/07 têm AlcioneSandra De Sá, entre outros.

Menores só acompanhados dos responsáveis. Crianças até 06 anos não pagam. Quem levar um quilo de alimento ou apresentar seu RioCard no dia do evento, paga meia entrada, no valor de R$ 20.

SERVIÇO:

– FESTA JULINA DO RETIRO DOS ARTISTAS

Data:               – De 05 a 07 de julho

Local:             – Cidade Das Artes

Endereço:      – Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca – RJ

Horário:         – Das 16 às 02 horas

Ingresso:       – R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Vendas:         – Pelo Site: www.pdvdigital.com.br

– Bilheteria do Retiro dos Artistas (Rua Retiro dos Artistas, 571 / Tel.: 3327-4591 / 2516-8383)

– Obs: Compre seu ingresso no valor de meia-entrada levando um litro de leite ou apresentando o seu RIOCARD no dia do evento.

Informações: – http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/1065

Miss Plus Size Rio de Janeiro comemorou seus dez anos no Teatro João Caetano

FESTA DO EMPODERAMENTO DAS GORDINHAS TEM VITÓRIA DE SYMONI SILVA, NEGRA PODEROSA DE SÃO GONÇALO

Idealizado por Eduardo Araúju, o concurso Miss Plus Size Rio de Janeiro comemorou seus dez anos no Teatro João Caetano exaltando a diversidade

Trinta e quatro candidatas de manequim a partir de 44 – brancas, negras, jovens, maduras – subiram ao palco do Teatro João Caetano, neste dia 2 de julho, para disputar o título de Miss Plus Size Rio de Janeiro, vencido pela jovem Symoni Silva, de São Gonçalo. O concurso foi idealizado por Eduardo Araúju – maquiador com mais de 30 anos de carreira, professor de modelos e manequins, e produtor visual, sempre envolvido em iniciativas que elevem a autoestima de quem foge aos padrões de beleza ditados pela moda. E é muito importante destacar a superação de preconceitos e a diversidade como marcas do concurso.

As premiadas

A vencedora foi a estudante de publicidade Symoni Silva, 22 anos, moradora do bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo. “Eu jamais poderia imaginar que estaria participando de um concurso como esse e, ainda mais, ganhar a disputa. Aliás, nem fui eu que me inscrevi, foi meu namorado”, explica Symoni, uma das 14 poderosas candidatas negras.

A vitória de Symoni foi significativa. Várias mulheres negras procuraram Araúju no final do evento querendo saber informações sobre o próximo concurso. Não à toa, ele é admirado e reverenciado pelo belo trabalho de exaltar todos os tipos de beleza e contribuir para a autoestima de todas as mulheres. Outro exemplo é a categoria sênior, cuja vencedora foi a passista NiIma Duarte, de 46 anos, do Lins.

A segunda colocada no geral foi Paula Moraes, do Catumbi; e a terceira, Mari Avelino, do bairro Lages, de Paracambi. Na categoria Popular, a vencedora foi Gabriela Lima, de Padre Miguel. Amanda Monteiro, de Vila Isabel, ganhou na categoria Elegância; Lucilene Farias, de Nilópolis, na Simpatia; Andressa Miranda, de Jacarepaguá, na Virtual; Thayanne Delavechea, de São João de Meriti, na Fotogenia. Todas ganharam joias da Amarjon. A primeira colocada, Symoni recebeu também um prêmio de R$ 4 mil, além de um ensaio fotográfico e bolsa em curso de modelo e manequim.

O evento

Este ano, Eduardo Araúju dividiu a apresentação do evento com o carnavalesco e comentarista de carnaval Milton Cunha. Além das três primeiras colocações, houve premiação também para as categorias popular, elegância, simpatia, fotogenia, virtual e sênior – segmento para mulheres a partir dos 40 anos, que foi a novidade da edição deste ano.

A noite foi de glamour para as candidatas que dançaram ao som de “Vogue”, sucesso da Madonna, com coreografia de Daiana Rubio, e desfilaram de maiô e em traje de gala. Com direção de Marcos Salles e produção da Cenário Produções, o evento contou também com shows de Fabiano Lucca na abertura e Marco Vivan durante o intervalo para apuração dos votos dados por jurados de diversas áreas: Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor;  Jaqueline Maia, rainha de bateria da Estácio de Sá; Chocolate, professor de dança e coreógrafo; a cantora Lorena Simpson; a atriz e cantora Gottsha; a atriz Sol Vega;  Claudia Ferreira, do concurso Mais Bela Gordinha;  Enildo Viola,  produtor na TV Globo; Fernanda Borrielo,  gestora cultural e Madrinha do Miss Plus Size; Raquel Fabbri, atriz e com vários personagens em novela sobre gordofobia; e a Drag Ģaby Rodin, empresária e apresentadora.

Depois do sucesso do Miss Plus Size Rio de Janeiro, agora é hora de preparar o próximo concurso, que será o Miss Plus Size Nacional, no dia 30 de novembro, no Novotel Porto Atlântico, no Santo Cristo, região do Porto Maravilha.