Ana Carolina lança “Fogueira Em Alto Mar EP1” com clipe romântico

 Projeto chega com 6 faixas, incluindo o single “Não Tem No Mapa”, que já tem videoclipe disponível

Uma das principais cantoras do país, Ana Carolina mostra parte do seu novo projeto com o primeiro EP de “Fogueira Em Alto Mar”, que comemora seus 20 anos de carreira fonográfica. Lançado nesta sexta-feira, 31/05, a artista apresenta seis faixas inéditas, que já estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Destaque para o clipe do single “Não Tem No Mapa”, que chega carregado de romantismo e sensualidade.

Parceria da cantora com Bruno Caliman, compositor de grandes sucessos, principalmente no meio sertanejo, “Não Tem No Mapa” é marcada pelo violão e percussão, que acompanham a marcante e distinta voz de Ana Carolina, sendo um verdadeiro cartão de visitas deste álbum autoral.

Dirigido por Vinicius Brum e Fernanda Teixeira, o clipe busca paralelos com a letra, como no cenário marcado por uma estrada e o carro dirigido por Ana Carolina, que contracena ao lado da modelo Bruna Carafini. Entre lembranças e o presente, cenas apaixonadas da cantora e um grande amor marcam o ponto alto do vídeo.

O EP segue a característica passional da cantora. A música que dá título ao projeto, “Fogueira Em Alto Mar”, é mais uma parceria da artista com Caliman, juntamente com Zé Manoel, e canta a busca por uma pessoa que deixou saudades.

Em “O Tempo se Transforma em Memória”, Ana Carolina mostra a alegria em uma declaração de amor. Com participação da brilhante Elza Soares, “Da Vila Vintém Ao Fim do Mundo” é um agradecimento e uma ode à vida.

Composta por Moreira da Silva e Zé Trindade, “1296 Mulheres”, traz a batida do samba de volta para Ana Carolina. Já “Canção Antiga”, mais uma parceria com Antonio Villeroy, coloca novamente a voz da artista em primeiro plano, além de trazer uma produção crescente com violinos, flauta, finalizando com um poema em francês.

O projeto “Fogueira Em Alto Mar” chega 20 anos após o primeiro álbum gravado por Ana Carolina, que leva seu nome. Está programado ainda o lançamento de mais um EP em 28 de junho com três novas músicas, seguido pelo álbum completo em 26 de julho, totalizando 12 canções inéditas. 

Sobre Ana Carolina – Cantora, compositora, arranjadora, produtora, instrumentista, musicista e artista plástica, Ana Carolina lançou seu primeiro disco em 1999; hoje, sua carreira, que completa 20 anos, já inclui 11 álbuns, seis DVDs e mais de cinco milhões de discos vendidos. Entre outros, ganhou sete vezes o Prêmio Multishow de Música Brasileira, três vezes o Troféu Imprensa e uma vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro grande sucesso, “Garganta”, viria já no primeiro álbum. Depois dele, emplacou cerca de 30 singles nas paradas brasileiras.

As composições da artista já foram gravadas por nomes importantes como Maria Bethânia, Gal Costa, John Legend, Esperanza Spalding, Chiara Civello, Jorge Vercillo, Mart’nália, Zizi e Luiza Possi, Pedro Camargo Mariano, Preta Gil, entre outros. Em suas composições fez parcerias com Seu Jorge, Luiz Melodia, Gilberto Gil e Guinga, entre muitos outros.

Em 2009, quando completou 10 anos de carreira, lançou o álbum “N9ve”, no qual destaca-se a canção “Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)”, em um dueto com o cantor, compositor e pianista americano John Legend. A canção alcançou o topo da Billboard Hot Songs (Rio de Janeiro), e o 34° na Billboard Hot 100 Airplay. No mesmo ano, lançou a coletânea de canção, “Ana Carolina + Um”, com duas canções inéditas e participação de vários cantores, entre eles, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Totonho Villeroy, entre outros. Em 2012 gravou duetos com astros da música internacional, como Tony Bennett e Alejandro Sanz, e seu CD #AC trouxe a cantora dividindo os microfones com Chico Buarque.

Ainda em 2012, Ana Carolina lançou no iTunes sua primeira compilação digital Mega Hits. A coletânea inclui 30 faixas com os maiores sucessos da cantora. O repertório seleciona as músicas mais procuradas pelos fãs, no iTunes, e as disponibiliza em um álbum digital exclusivo. A comercialização dos maiores sucessos da cantora pelo iTunes é reflexo do crescente relacionamento com seus fãs através da internet. Recentemente, Ana já ultrapassou mais de cinco milhões de seguidores em suas redes sociais.

Ainda no primeiro semestre de 2019,  Ana Carolina inicia sua nova turnê nacional “Fogueira em Alto Mar”, resultado do seu primeiro trabalho de inéditas em pouco mais de 6 anos. Ele reflete toda a excelência, empenho e musicalidade que a deixaram conhecida no mercado nacional e internacional.

Para todas informações sobre Ana Carolina, visite:
www.ana-carolina.com
www.facebook.com/anacarolinaoficial
www.youtube.com/anacarolina
www.twitter.com/sigaanacarolina
www.instagram.com/sigaanacarolina

Vanessa da Mata lança “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, seu sétimo álbum de estúdio

Ouça aqui: “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”

O que é um hit? Com certeza, uma canção que não sai da sua cabeça durante horas, quiçá um dia inteiro. Perseguir essa ideia e cumprir essa ideia é o sonho de todo cantor e compositor, mas a deusa música só concede esse encanto a poucos. Vanessa da Mata é uma artista contemplada com essa luz. No rádio, nas pistas, na plateia, suas canções são entoadas como verdadeiros hinos do pop brasileiro.

Abençoada inicialmente por Chico César e Maria Bethânia, Vanessa continua fazendo a ponte perfeita entre regionalismo, vida urbana e mais do que nunca o amor. “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, sétimo álbum de estúdio, prossegue seus achados poéticos e melodias intuitivas. Sim, porque as canções de Vanessa da Mata não nascem no violão ou piano, não acontecem no estúdio. Elas surgem em sua mente pelos cafés do mundo, seu lugar preferido para rascunhar letras, inventar harmonias.

Com certeza, é seu disco mais autoral como um todo porque Vanessa se aventurou pela primeira vez como produtora musical, propondo arranjos diretamente aos músicos, criando a dinâmica sonora do álbum como captação de voz, mixagem, acentuando ou reduzindo as intenções dos instrumentos em função de cada canção.

A liberdade de criar e recriar foi total.

 

“Nossos desenhos se aproximam. As araras, as árvores, os animais, os homens, o planeta. A história de todos nós, todos lutando pela sobrevivência de seus próprios sentimentos no dia a dia. Meu disco trata disso, com músicas leves e curtas letras. O pop romântico, a brasilidade, a canção, o reggae californiano, os ritmos dançantes. Fiz questão de juntá-los sem distinção. Intelectuais e populares”, define Vanessa.

O primeiro single lançado, a ensolarada “Só Você e Eu”, já dava o tom do que o disco seria por inteiro: um apanhado de histórias sobre a vida e o amor. Vanessa é uma poeta artesã dedicada a esses assuntos. É um deleite como ouvinte extrair frases isoladas de suas canções e enviá-las compulsivamente aos nossos amados e amadas. São verdadeiros minutos de sabedoria que nos levam a namorar, casar, prosseguir ou tristemente terminar:

Nesse mundo cão de tantas malvadezas, você é um presente que eu não posso perder. (“Só Você e Eu”)

Nossa geração mata o diferente. Padronizam frutos, flores e gente (“Nossa Geração”)

Nesse mundo tonto que vive rodando, vejo tanta gente desesperada criando histórias, criando pessoas, criando paixões, medo da solidão (“Vá Com Deus”)

Presa eu não sorrio, presa eu não gosto, presa eu não me entrego, presa eu não vivo. Quem é solto não precisa de aditivos (“Dance Um Reggae Comigo”)

A participação de Baco Exú do Blues com seu canto incisivo na malemolente e africana “Tenha Dó de Mim” anuncia o clima de festa que também invade o álbum. Assim como “Debaixo da Saia Dela” que tem na guitarra de Davi Moraes o motivo para lembrarmos dos deliciosos sambas de Riachão. Vanessa constrói uma letra vigorosa sobre a paixão (“Os olhos compridos esperando a moça / Corpo desossado, a roupa torta / Esperando a moça virar a esquina / Paralisado, comida de mosquito”).

“Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina”, a canção título, soa exatamente como carta de intenções, uma letra que fala de sincretismo religioso, da falta dos bons sentimentos, aonde o mundo está mesmo doente, sem diálogo, sem carinho, impondo a arrogância ao outro, que nos assola, costurando personagens e ideias das outras faixas do disco. É um reggae conjugado ao pop, mistura instaurada pela baterista João Barone ainda nos anos 80 e que volta aqui com toda força em participação especial. Atenção para os versos: “Foi sem querer que provocamos um bem estar. E deu contágio: escaparam beijos nos homens frios, mulheres secas”

“Para mim, essa é a música mais bonita que eu fiz. Sem defeitos” confessa Vanessa ao citar a canção “Demais pra Mim”, que realmente apresenta uma letra em estado de grandeza:

“Do profano ao sagrado / Entre Deus e aqui embaixo / Paixão além do estado febril que provocou”

“Centenas de anjos cantam / Mil rosas brancas brotam / O mundo enche de paz / E eu sinto Deus”

Vanessa fala também do processo de amadurecimento como mãe em “O Mundo Para Felipe”, acalanto em forma de canção para seu filho de 18 anos composta com Liminha que também comparece como parceiro na faixa de pedal acelerado “Ajoelha e Reza”.

Uma das faixas mais emocionantes e inesperadas do disco é “Hoje Eu Sei” composta com o cantor, compositor e músico sueco Jonas Myrin. Conexão internacional que tem vitalidade para repetir o sucesso de outro encontro de Vanessa com o mundo: “Boa Sorte” ao lado de Ben Harper.

“Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina” é um álbum que pode parecer um grande retorno de Vanessa da Mata mas na verdade é um prosseguimento em estado de graça.

“Limpei minha estrada antiga. Mudei minhas velhas formas. Fiz a faxina para você entrar”.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta: ‘Grandes Vozes no Rio a partir de julho

No dia 7 de julho de 2019, às 17h00, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro fará o primeiro concerto da série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro” com o consagrado tenor italiano Vittorio Grigolo trazido por POPopera. Em 2019, além de Grigolo, já estão agendados os concertos de outros três cantores líricos internacionais que dominam hoje os maiores palcos de ópera do mundo (Paris, Londres, Milão e Nova York). Eles serão acompanhados no palco pela Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal. Serão mais quatro concertos em 2020 e outros quatro em 2021. Parte da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, “Grande Vozes no Rio de Janeiro” é uma iniciativa inédita na cena lírica brasileira. Para reger este primeiro concerto foi convidado o maestro norte-americano Ira Levin.

A cada temporada serão quatro estrelas da ópera internacional que se apresentarão ao longo dos próximos três anos. Os artistas tambémministrarão masterclasses para jovens cantores brasileiros.

Nosso objetivo principal é não só despertar o interesse pela ópera no Rio de Janeiro, como também motivar sonhos e novas possibilidades para jovens artistas brasileiros” – afirma Ilias Tzempetonidis, Diretor de Casting da Ópera Nacional de Paris. Reconhecido por descobrir talentos e lançar internacionalmente novos cantores de ópera, Tzempetonidis é um grego apaixonado pelo Rio de Janeiro. Junto ao empresário austríaco Stefan Ganglberger, trouxe ao Theatro Municipal a ideia desta série única e exclusiva de concertos no Brasil.

André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal, comenta: “O projeto Grandes Vozes é algo totalmente inédito no país e ficamos muito felizes em poder recebê-lo como parte da temporada oficial – ainda mais que a estreia acontece no mês em que celebramos os 110 anos do TheatroDestaco a importância de ser um projeto idealizado para acontecer ao longo de vários anos, o que é um marco na ópera no Brasil. Temos muito a agradecer ao Tzempetonidis, Diretor de Casting da Ópera Nacional de Paris, a sua generosa ajuda em tornar tudo isso possível”.

 

O tenor italiano Vittorio Grigolo vem pela primeira vez à América do Sul. Consagrado pela imprensa especializada, Grigolo foi, aos 23 anos, o tenor mais jovem a se apresentar no La Scala, em Milão. Em sua apresentação no Rio ele interpretará árias de óperas de Verdi, Puccini, Donizetti, Massenet, Gounod e Offenbach.

Já estão confirmadas as agendas dos artistas internacionais de agora até o final de 2021. Serão quatro recitais líricos este ano, quatro em 2020 e quatro em 2021.  

 

 Temporada “Grandes Vozes 2019:

 

VITTORIO GRIGOLO

TENOR

O primeiro grande artista a se apresentar será o tenor italiano VITTORIO GRIGOLO. Ele fará uma masterclass no dia 3/7 e o concerto no dia 7/7 de 2019.

Seus excepcionais talentos vocais e dramáticos são amplamente elogiados pela imprensa mundial. Aos 23 anos ele se tornou o tenor mais jovem a se apresentar no La Scala, em Milão. Em pouco tempo ele já se apresentou ao lado de nomes como Riccardo Chailly, Lorin Maazel, Zubin Mehta, Riccardo Muti, Gustavo Dudamel e Antonio Pappano. Seu repertório inclui cerca de 24 óperas de Mozart, Donizetti, Verdi, Puccini, Gounod, Massenet, Offenbach, Bernstein e as obras sagradas de Rossini, entre outros. Como um dos principais tenores de sua geração, ele agora se apresenta nas casas de ópera mais prestigiadas do mundo, incluindo La Scala, Milão, Royal Opera House, Londres, Metropolitan Opera, Nova York, Opernhaus Zurich, Palau de Les Arts Valência e Chorégies D’Orange, para citar apenas alguns.

https://www.vittoriogrigolo.com

MICHAEL FABIANO

TENOR

O segundo artista é o tenor americano MICHAEL FABIANO – com a masterclass no dia 21/8 e o concerto no dia no dia 25/8 de 2019.

 O ganhador do 2014 Beverly Sills Artist Award e do Richard Tucker Award de 2014, Fabiano é o primeiro cantor a ganhar os dois prêmios no mesmo ano e é considerado um dos maiores tenores do mundo atualmente. Fabiano se apresentou em muitas das principais casas de ópera do mundo; uma lista que inclui Metropolitan Opera, Ópera de São Francisco, Ópera Real, Ópera da Austrália, Teatro Real, Ópera Nacional de Paris, Ópera Nacional Holandesa, La Scala, Dresden Semperoper, Deutsche Oper Berlin, o Festival Glyndebourne e Ópera Real Dinamarquesa. Ele é membro do Conselho de Artistas do Metropolitan Opera Guild e um dos fundadores do ArtSmart, uma organização sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de voz para alunos de escolas públicas em bairros carentes nos EUA.

https://michaelfabianotenor.com

LISETTE OROPESA

SOPRANO COLORATURA

A terceira artista será a soprano americana LISETTE OROPESA – com a masterclass no dia 9/10 e o concerto no dia 13/10.

Lisette Oropesa é uma dos sopranos lírico-coloratura mais requisitadas hoje e já triunfou em vários papéis nas casas mais importantes da Europa e dos EUA. Cantora de considerável reconhecimento, Lisette recentemente teve grande sucesso no Covent Garden e no Teatro Real Madrid como LUCIA DI LAMMERMOOR. Nesta temporada Lisette está pronta para fazer uma grande estreia na Ópera Nacional de Paris e no Teatro alla Scala. Conhecida por sua técnica perfeita, integridade estilística, coloratura precisa e atuação superlativa, Lisette destaca-se no repertório do bel canto, Mozart e compositores franceses.

https://lisetteoropesa.com

 HIBLA GERZMAVA

SOPRANO

A última artista a se apresentar nesta primeira temporada será a soprano russa HIBLA GERZMAVA – com a masterclass no dia 12/11 e o concerto no dia 15/11.

 

Hibla Gerzmava estabeleceu-se como uma das mais requisitadas sopranos de sua geração, tendo sido aclamada pela crítica em teatros como a Royal Opera House – Covent Garden, a Ópera Nacional de Paris, a Ópera de Viena, a Ópera de Roma, a Ópera Metropolitana, a Baviera, Ópera estadual em Munique, Carnegie Hall em Nova York e Mariinsky Theatre em São Petersburgo. Aclamada pelo New York Times como “a soprano de voz calorosa, com um toque de afeto e força”, Gerzmava retornou à Ópera Metropolitana como Donna Anna em Don Giovanni, no outono de 2016. Na mesma temporada estreou no Teatro alla Scala em Milão com o papel-título em Anna Bolena, e no Teatro Bolshoi, em Moscou, como Elisabeth em Don Carlos.

http://www.hibla.ru/en/

 

VITTORIO GRIGOLO

Concerto com orquestra

PROGRAMA:

Questa o quella – ‘Rigoletto’ (Verdi)

La donna è mobile – ‘Rigoletto’ (Verdi)

Abertura – ‘Don Pasquale’ (Donizetti)

Una furtiva lagrima – ‘L’Elisir d’Amore’ (Donizetti)

Intermezzo – ‘Manon Lescaut’ (Puccini)

Che gelida manina – ‘La Bohème’ (Puccini)

Abertura – ‘Nabucco’ (Verdi)

Di quella pira – ‘Il Trovatore’ (Verdi)

INTERVALO

En fermant les yeux – ‘Manon’ (Massenet)

Ah ! Lève-toi, soleil ! – ‘Romèo et Juliett’e (Gounod)

Bachanale – ‘Samson et Dalila’ (Saint-Saëns)

Pourquoi me réveiller – ‘Werther’ (Massenet)

Abertura – ‘Guglielmo Tell’ (Rossini)

La légende de Kleinzach – ‘Les contes d’Hoffmann’ (Offenbach)

Preços dos Ingressos:

 

07 de julho, domingo, às 17h

Frisas/camarote – R$ 600 (meia-entrada R$ 300)

Plateia e balcão nobre – R$ 600 (meia-entrada R$ 300)

Balcão superior – R$ 400 (meia-entrada R$ 200)

Balcão superior lateral – R$ 400 (meia-entrada R$ 200)

Galeria – R$ 200 (meia-entrada R$ 100)

Galeria lateral – R$ 200  (meia-entrada R$ 100)

 

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/n° – Centro

Lotação – 2.226 lugares

Duração total – 2 horas

Ingressos na bilheteria ou no www.ingressorapido.com.br

O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Realização: Theatro Municipal

Homepage Theatro Municipal: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br

Instagram Theatro Municipal: @theatromunicipalrj

Facebook Theatro Municipal: https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/

Homepage: http://www.popopera.art/

Instagram: @popoperamusic

Facebook: https://www.facebook.com/POPoperamusic/

Para a temporada 2020 os seguintes artistas já estão confirmados:

 

MARÇO

SONDRA RADVANOVSKY (soprano)

https://www.sondraradvanovsky.com/

JUNHO

PRETTY YENDE (soprano)

http://prettyyende.com/

AGOSTO

ANITA RACHVELISHVILI (mezzo soprano)

http://anitarachvelishvili.com/

OUTUBRO

NADINE SIERRA (soprano)

http://nadinesierra.com/

Para a temporada 2021 os seguintes artistas já estão confirmados:

 

JULHO

JONAS KAUFMANN (tenor)

http://www.jonaskaufmann.com/en/

MAIO

ELINA GARANCA (mezzo soprano)

https://elinagaranca.com/

SETEMBRO

BENJAMIN BERNHEIM (tenor)

http://benjaminbernheim.com/

NOVEMBRO

KRISINE OPOLAIS (soprano)

https://kristineopolais.com/

SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM PALESTRA DE MARIO MOSCATELLI

VIDA LIBERTA CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 6-7-8 DE JUNHO NO DOWNTOWN APRESENTANDO SOLUÇÕES QUE PODEM SER APLICADAS NO DIA A DIA. PALESTRAS COM MARIO MOSCATELLI, CLARISSA TAGUCHI E ALEX MOTTA CARDOSO


Downtown
Crédito Rosana Cidade

A Feira Vida Liberta celebra a Semana do Meio Ambiente, dias 6,7 e 8 de junho, no Downtown mostrando as ações que podemos fazer no dia a dia para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU na agenda até 2030. Com o mote: “Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?” vamos mostrar que pequenos gestos impactam e que saúde e sustentabilidade podem andar de mãos dadas com a diversão. A feira é gratuita, acontece das 13h às 21h, é pet friendly e apresenta produtos de alimentação saudável, gastronomia vegana, sem glúten, sem lactose, produtos sustentáveis feitos de bambu, algodão, sem testes em animais e desenvolvidos por pequenos produtores, além de shows, meditação, yoga, flash tattoo e palestra com o biólogo Mário Moscatelli.  Os expositores mais sustentáveis recebem prêmio em dinheiro e a escolha é auditada pela Simbiose EcoSoluções que avalia critérios como sustentabilidade da produção, embalagens, logística reversa, entre outros.

“Fomos a primeira feira a criar um movimento de conscientização sobre o plástico. Num primeiro momento as pessoas estranharam, mas agora o canudo de plástico foi banido, por lei, do Rio de Janeiro, e estamos trazendo opções feitas de milho e abacaxi para substituir os pratos descartáveis além de estimularmos o ‘aluguel’ do copo para uso ou a compra de um copo pessoal em vez de beber e jogar fora mais um copo no lixo. Queremos que as pessoas se liguem nisso, que uma pequena ação pode gerar grande impacto”, explica o criador e organizador da Vida Liberta, Gustavo Goldani.  Uma das palestras desse evento – Direito Ambiental e o Consumidor – ministrada pelo advogado Alex Motta Cardoso ilustra bem a ação do consumidor final na decisão do legislativo sobre a mudança na lei dos canudos.

VIDA LIBERTA E ITENS DA AGENDA ONU – No objetivo 2 da lista da ONU está a melhoria da nutrição e a promoção da agricultura sustentável. Entre os palestrantes desta edição da Vida Liberta, destaca-se Clarissa Taguchi da Pancs Brasil que foi uma das maiores traders de orgânicos do Estado e atualmente se dedica ao cultivo e divulgação das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) nas receitas. No objetivo 12 da Agenda, pede-se a implementação de padrões de produção e de consumo sustentáveis levando em conta que a população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050; o equivalente a três planetas que seriam necessários para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais. Na Vida Liberta, são apresentados novos padrões de comportamento. A empresa Simbiose EcoSoluções certifica, instrui e avalia as práticas dos expositores dentro da sustentabilidade e todo material descartado na feira é reciclado. Eles recebem uma cartilha de procedimentos ecológicos e os que se destacam na redução de resíduos e boas práticas ambientais ganham uma premiação em dinheiro. A campanha contra o uso de plástico em descartáveis atende o objetivo 14 – conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Em expedição recente, foram encontradas sacolas plásticas a 11 mil metros de profundidade no oceano. Para atender o objetivo 16 – promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável – há investimento em palestras sobre novas formas de comportamento com mais diálogo e mais esclarecimento, meditação coletiva em todas as nossas edições e doação de alimentos e agasalhos para os projetos Arrastão de Luz, que atende moradores de rua, e Casa de Fraternidade Francisco de Assis.

ROTEIRO

FEIRA GRATUITA VIDA LIBERTA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

6-7-8 JUNHO – QUINTA-SEXTA-SABADO  – DAS 13H ÀS 21H. GRATUITA

DOWNTOWN – Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca

Atividades gratuitas:

Palestra 06, quinta, às 13h – Mário Moscatelli (Biólogo) – Ativismo ambiental na revitalização do Rio de Janeiro

Palestra – Clarissa Taguchi (Pancs Brasil) – Bioeconomia no consumo de Orgânicos e PANCs

Palestra – Alex Motta Cardoso (Advogado Escritório Cardoso/Cindra) – Direito Ambiental e o Consumidor

Atividades pagas:

▪ Flash Tattoo com Zero21 Tattoo Studio;

▪ Massagem;

▪ Terapias

Doação: Alimentos não perecíveis e roupas para o projeto Arrastão de LUZ e para a Casa de Fatima em Sepetiba;

Ração para os animais do projeto Entre Pegadas que estará presente no evento com animais para adoção.

Sustentabilidade: Todos os resíduos gerados no evento serão encaminhados para reciclagem e toda gestão e conscientização ambiental é feita pela Simbiose EcoSoluções;

Copos retornáveis da Capim SeloVerde.

Apoio: DowntownRJ – Simbiose EcoSoluções – Zero21 Tattoo Studio – Entre Pegadas

Realização: Vida Liberta

Inspirada em obras de Bergman, “Os Analfabetos” estreia em 7 de junho na Caixa Cultural Rio de Janeiro

OS ANALFABETOS

Peça inspirada em obras de Ingmar Bergman reflete sobre a incomunicabilidade e os papéis que somos obrigados a representar nos dias atuais


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 7 a 23 de junho, o espetáculo “Os Analfabetos”, com direção do curitibano Adriano Petermann e dramaturgia inédita de Paula Goja. A autora, que também está em cena e assina a produção, se inspirou em obras do cineasta sueco Ingmar Bergman, em especial em os filmes “Persona” e “Cenas de um casamento”. As apresentações acontecem de sexta a domingo, às 19h, com ingressos a partir de R$ 15.

A peça gira em torno do jantar promovido pelo ator Deco (Douglas Silveira), que finalmente consegue seu primeiro papel na televisão. Ele reúne amigos na casa de Mariana (Stella Mariss), uma famosa atriz famosa que, durante uma apresentação de “Vestido de noiva”, resolve calar-se perante o mundo. Não se sabe ao certo se ela está doente ou se, simplesmente, optou pelo silêncio. A sonhadora enfermeira Beth (Mariana Rosa) a acompanha em seu tratamento e, em paralelo, o casal Eva (Paula Goja) e Max (Paulo Maia), convidados para o evento, está prestes a assinar os papéis do divórcio, mas ainda depende emocionalmente um do outro. A essa comemoração, junta-se o personagem Luciano (Antonio Pina), que representa o alter ego do cineasta controlador que aparenta ser o mais bem sucedido de todos. Mas só aparenta.

Para a autora Paula Goja, todos os seis personagens querem romper com seus padrões, porém há uma enorme falta de conexão emocional entre eles. “Por isso o título analfabetos”, esclarece. “Em tempos atuais, de tanta intolerância e falta de escuta, a única coisa que pode nos salvar é o afeto”, reflete.

Apesar dos poucos elementos cênicos, o clima é sombrio, com referências diretas ao dark dos anos 80. O diretor Adriano Petermann criou uma realidade própria para a encenação, fugindo dos padrões habituais, com uma linguagem cheia de contrastes que alternam entre o surrealismo e metalinguagem e interferências Rodrigueanas. Em sintonia com a atmosfera do espetáculo, a trilha traz canções post-punks que se encaixam perfeitamente à iluminação de Fernanda Mantovani, que também é operada pelos atores em cena, e ao figurino com ares góticos de Maurren Miranda.

 

  • FICHA TÉCNICA
  • OS ANALFABETOS
  • Direção: Adriano Petermann.
  • Texto: Paula Goja (Inspirado em obras de Ingmar Bergman).
  • Elenco: Antonio Pina, Douglas Silveira, Mariana Rosa, Paula Goja, Paulo Maia e Stella Mariss.
  • Luz: Fernanda Mantovani.
  • Figurino: Maurren Miranda.
  • Fotos: Marcelo Machado.
  • Arte: Stella Mariss.
  • Design gráfico: Felipe Zimmermann Guzzo.
  • Assessoria de imprensa: Catharina Rocha (Máquina de Escrever Comunicação).
  • Produção: Persona Produções.

  • Serviço:
  • “Os Analfabetos”
  • Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
  • Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
  • Telefone: (21) 3980-3815
  • Lotação: 176 lugares (mais 4 para cadeirantes)
  • Datas: 7 a 23 de junho de 2019 (de sexta a domingo)
  • Horários: 19h
  • Duração: 60 min.
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
  • Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
  • Classificação indicativa: 12 anos
  • Acesso para pessoas com deficiência
Projeto UÇÁ estreia exposição imersiva ‘Do Mangue ao Mar’

 Mostra simula ambiente de manguezal por meio de instalações cenográficas

Muitas pessoas associam a palavra mangue a um ambiente sujo, malcheiroso e inóspito. Para ajudar a desmistificar essas percepções e mostrar a relevância desse ecossistema para o planeta, o Projeto UÇÁ — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — estreará a mostra imersiva ‘Do Mangue ao Mar’, no Edifício Sede da Petrobras (EDISE), em 03/06. A exposição também chamará a atenção do público para os impactos dos resíduos sólidos nos mangues, praias e costões rochosos.

Por meio de recursos lúdicos e interativos, a mostra, que tem curadoria da Mirador e Ogi & Co, proporcionará um ambiente de imersão aos visitantes, provocando neles uma sensação de estar realmente em um manguezal.

O presidente da  ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, explica que não há uma cultura no País de visitar manguezais, como acontece em outros países. “A maioria das pessoas não vai ao mangue, principalmente no Brasil, e mais especificamente na região Sudeste, pois não o acham atrativo. Por isso a mostra ‘Do Mar ao Mangue’ tem a importância de ser a principal ferramenta de educação ambiental do Projeto UÇÁ para levar o mangue até as pessoas. Já que levá-las ao mangue é difícil, ele vai até elas através dessa exposição”, destaca ele.

Para atingir esse objetivo, a mostra conta com quatro módulos: Mangue, Fauna e flora, Mar e Kids. No primeiro, serão apresentadas, cenograficamente, informações e curiosidades sobre a flora do manguezal existente no país: mangue vermelho, preto e branco. Nesse espaço, o visitante terá a impressão de entrar pelas raízes do mangue vermelho (Rhizophora mangle), descobrindo ali os fascínios dessa espécie. No módulo Fauna e flora, o público conhecerá os animais que vivem especificamente no mangue e aqueles que usam esse ambiente como transição, descobrindo a importância desse ecossistema como berçário para esses seres. Já no terceiro, será apresentado o mar através de praias e costões rochosos, que em várias localidades se confundem, juntamente com o mangue, em um mesmo espaço.

Após passar pelos três módulos anteriores, as crianças contarão com um módulo só para elas, o Kids, onde poderão entender os impactos que o lixo descartado incorretamente causa a esses ambientes. Elas serão induzidas a passar por um emaranhado de elásticos com “lixos” pendurados, simulando a locomoção de organismos marinhos no oceano. A proposta é estimular nos pequenos a reflexão sobre como deve ser nadar no meio dos resíduos.

Exposição ampliada

A mostra ‘Do Mangue ao Mar’ é uma versão ampliada e repaginada da exposição itinerante ‘Do Mangue ao Mar: A Baía de Guanabara que você não vê’, lançada em março de 2015, pelo Projeto UÇÁ, com a proposta de disseminar informações sobre a Baia de Guanabara. Ela percorreu nove municípios em três estados.

“Os resultados que obtivemos com essa exposição, que inclusive foi tema de uma dissertação de mestrado, mostrou que a falta de conhecimento, por parte da população, não só em relação à Baia de Guanabara, mas também sobre os manguezais de uma forma geral, precisava ser mais bem trabalhada. Por isso, com o objetivo de ampliar a disseminação de informações sobre esses ambientes, fizemos essa repaginada da mostra, que passou a focar mais nos mangues e se tornou imersiva”, conta Pedro Belga.

Projeto UÇÁ

Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de mestrado. Para o biênio 2018-2020, ele atuará na melhoria da qualidade ambiental em oito municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. Serão feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores de caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/

Serviço: 

Exposição ‘Do Mangue ao Mar’
Período:  03 a 06 e 10 a 14 de junho
Horário: 09h às 17h
Local: Av. República do Chile, 65, térreo – Centro – RJ
Entrada: aberta ao público
Classificação: livre

CONHEÇA A MISS RIO DE JANEIRO E O MISTER RIO DE JANEIRO CNB 2019  

A nova Miss Rio de Janeiro CNB  é Esthepane Souza, 23 anos, 1.70m de altura, engenheira de produção, representante de Volta Redonda. Representando Campos dos Goytacazes, o novo Mister Rio de Janeiro CNB é João Elias Mothé, 24 anos, 1.98 m de altura, engenheiro formado, modelo e jogador de basquete.

Foi montado no Wyndham Hotel Barra o palco do concurso Miss e Mister Rio de Janeiro CNB 2019, realizado na noite de domingo 26 de maio, apresentado pela jornalista Tamara Almeida e o Mister Brasil, Carlos Franco. O concurso produzido por Marcelo Haidar e o coordenador André Cruz, agitou o bairro da Barra da Tijuca, zona oeste carioca, com a presença de diversas personalidades locais, como os talentosos cantores do pop e soul, Marvilla (novo trabalho “FlashBack) e Charllez (novo clipe “Ponto Alto”), a humorista Sill Esteves e a cantora Bruna Barros do hit “Não me chame de galinha”.

Foram 27 os jurados responsáveis pela escolha dos soberanos da beleza fluminense em 2019, entre eles a Miss Brasil Mundo 2017, Gabriella Vilella, as representantes do Instituto Você-Rj, Lara Goulart e Èrica Almeida, o produtor e ator Chris Monassa, a gerente de marketing do Hotel Wyndham, Adriana Moura, o jornalista Claudio Magnavita, o empresário Alexis de Vaulx do Camarote Brasil, a empresária Ana Paula Muniz da Aloha Midia, o coreografo Zé Reinaldo, o comediante Paulo cintura, o carnavalesco Cahe Rodrigues, o influenciador digital Luan Gat, o agente de modelos Diego Rodrigues, o stylist Julio Gless, os empresários Patricia Drumond e Italo Koster, o responsável pelo movimento #enecessario, Jayme Eduardo, a coach Skin Care Juliana Silva e a empresária Marianna Rattes , o cirurgião plástico Oscar Reynolds e o diretor cinematográfico Rafael Garbois, da Banana Filmes.

 

Os candidatos aos dois títulos estaduais arrecadaram doações para as vítimas das enchentes do estado, ajudadas pelo projeto SOS RIO sob a bandeira da “Beleza do Bem”, com números que impressionam: 5.000 peças de roupas, 480 litros de leite, 1.200 fraldas, 500 cobertores, centenas de agasalhos. Os vencedores deste quesito foram a Miss Belford Roxo, Adriana Yanca e o Mister Resende, Vinicius Marçal.

O evento teve a participação do Stúdio Ágape de BH produção visual, AMPÓ Moda Praia, Perfil do Sol sungas por Billy Bob diretamente do Ceará, trajes de gala da Lúmiere  e também o apoio institucional da ABIH-RJ, Hotéis Rio, Rio Tur e Prefeitura RIO.

Diretor propõe crowdfunding para filme ‘Caverna do Dragão’

Diretor de Artes 3D propõe crowdfunding pra realização de filme baseado em ‘Caverna do Dragão’

Na semana passada, a Renault lançou uma campanha publicitária que deixou os brasileiros nostálgicos e ao mesmo tempo mobilizou milhões de pessoas nas redes sociais que, impactados com a peça publicitária, pediam uma produção brasileira do icônico ‘Caverna do Dragão’ (Dungeons and Dragons). Na ação, a montadora traz de volta os personagens da série em live-action, desenho norte-americano dos anos 1980 que se tornou um fenômeno no Brasil.

O diretor de arte digital Fernando Rodrigues de Oliveira, conhecido como Fernando 3D, é um dos principais nomes da arte digital no Brasil e também se mostrou surpreendido com a peça publicitária: “foi uma das melhores produções já feitas para um comercial que já vi. Foi mágico e nostálgico. Efeitos especiais de primeira categoria, afinal, os melhores modeladores 3D e animadores saem daqui do Brasil para trabalhar nas superproduções em Hollywood. Prova disso é o diretor Carlos Saldanha, do filme ‘A Era do Gelo’.

A campanha, dirigida pela agência DPZ&T, conta com efeitos especiais e computação gráfica inspirada em grandes produções de Hollywood além de contar um dragão com a cara de Game of Thrones. A propaganda foi filmada na Argentina, próximo à fronteira entre Bolívia e Chile.

O diretor de arte revela que após o comercial ir ao ar, muitos fãs passaram a pedir por um filme do ‘Caverna do Dragão’ feito no Brasil e que há plenas condições de tornar esse pedido em realidade: “é raro ver brasileiros apoiando produções de filmes com CG feito no Brasil, pois aqui não temos uma cultura de filmes que usem computação gráfica a nível ‘hollywoodiano’. No entanto, esse comercial, feito por atores e profissionais brasileiros mostra que somos muito capazes de fazer um filme 100% nacional sobre o tema. Temos brasileiros espalhados pelo mundo afora produzindo e participando de animações e filmes de computação gráfica em Hollywood. Posso citar vários, como Eduardo Schaal (um dos profissionais que mais admiro na área) e o Fellipe Beckman um promissor brasileiro da computação gráfica que está morando no Canadá atualmente. Trabalhou nas produções de ‘Alita Battle Angel’, ‘Detetive Pikachu’ e ‘Sonic’, que será lançado em breve. O Brasil é um celeiro de talentos que infelizmente não sabe aproveitar muito bem a mão de obra nacional e isso faz com que muitos sejam obrigados a buscar oportunidades fora do país”.

Para tornar o sonho dos fãs em realidade, Fernando 3D sugere que seja iniciada uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para o filme: “uma das propostas que seria bem interessante é ter um crowdfunding para ter um investimento para a produção de um filme feito 100% no Brasil, além de ter investimentos de empresas parceiras. A chance de estourar com tanta capacidade e mão de obra que temos isso seria incrível. O trabalho é grande mas a honra e a representação que o Brasil terá lá fora iria ser muito épico. Se o filme se tornar uma realidade, eu mesmo me ofereço para dirigí-lo (risos)”.

Ele se tornou especialista em Despedidas de Solteiro(a) e já faturou 500 mil reais!

Eduardo Vespa, abriu a startup Agência Hangover e conquistou noivos(as) no fim da solteirice!

Uma empresa especializada em realizar Despedidas de Solteiro(a) pelo Brasil e pelo mundo todo! Essa é a Agência Hangover! Hoje considerado um dos momentos mais especiais e esperado antes do grande dia, fazer Despedida de Solteiro(a) vem se tornando um ritual indispensável por todos os noivos e noivas de plantão!

A startup que completa 2 anos em junho, tem como principal objetivo organizar Despedidas de Solteiro(a) com festas e viagens no Brasil e no mundo e proporcionar a todos os participantes da Despedida, uma experiência única, divertida e incrível!

Eduardo Vespa que é fundador e idealizador da Startup, conta que o primeiro amigo da turma iria se casar e buscavam algo especial para comemorar o fim da solteirice. “Fiz buscas pela internet sobre o tema Despedida de Solteiro e foi nesse momento que eu percebi que não tinha nada desse tipo. Era de fato um mercado pouco explorado. A Hangover foi pioneira”, conta.

Eduardo Vespa, fundador e idealizador da Agência Hangover
Foto: Divulgação

Os destinos mais procurados pelos noivos e noivas são o litoral de São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Salvador. A faixa etária do público é de 23 a 35 anos, classe A. Despedidas em alto mar e destinos internacionais como Las Vegas, também são opções dos noivos e noivas.

A Hangover faturou ano passado, mais de R$ 250 mil e até maio desse ano R$ 300 mil. “Estamos crescendo rápido e ficamos muito felizes em fazer parte de um dos momentos pré – casamento mais esperado por noivos e noivas, padrinhos e madrinhas. Nossa equipe faz as Despedidas de acordo com o perfil e o gosto de cada noivo, noiva. Aqui, cada Despedida é única”, afirma Eduardo.

Os noivos e noivas já estão super estressados e ansiosos com todos os preparativos do casamento então, a Despedida de Solteiro(a), acaba sendo também um momento de descontração, relaxamento e o fim da solteirice! Segundo Eduardo, cada feedback dos participantes é o que o move o time inteiro da Hangover. “A maioria dos participantes nos contam que a Despedida superou todas as expectativas e o que rolou por lá, vai ficar pra sempre na lembrança de cada um”.

A Hangover faturou ano passado, mais de R$ 250 mil e até maio desse ano R$ 300 mil. “Estamos crescendo rápido e ficamos muito felizes em fazer parte de um dos momentos pré – casamento mais esperado por noivos e noivas, padrinhos e madrinhas. Nossa equipe faz as Despedidas de acordo com o perfil e o gosto de cada noivo, noiva. Aqui, cada Despedida é única”, afirma Eduardo.

Os noivos e noivas já estão super estressados e ansiosos com todos os preparativos do casamento então, a Despedida de Solteiro(a), acaba sendo também um momento de descontração, relaxamento e o fim da solteirice! Segundo Eduardo, cada feedback dos participantes é o que o move o time inteiro da Hangover. “A maioria dos participantes nos contam que a Despedida superou todas as expectativas e o que rolou por lá, vai ficar pra sempre na lembrança de cada um”.

2ª EDIÇÃO DA FEIRA DE SAUDÁVEIS ‘NATUREBA MIX’

MERCADO DE PRODUTORES DO UPTOWN RECEBE A 2ª EDIÇÃO DA FEIRA DE SAUDÁVEIS ‘NATUREBA MIX’ NESTE FINAL DE SEMANA

Neste final de semana, dias 01 e 02/06 (sábado e domingo), acontece a 2ª edição da ‘Natureba Mix’ – Feira de Saudáveis, das 14h às 22h. A feira reunirá inúmeros produtores que levarão ao circuito comida vegana, low carb, alimentos naturais sem glúten, sem lactose, integrais e orgânicos, produtos fitness, até itens menos comuns como shampoo, sabonetes e massagem para quem busca por cuidados com a saúde e bem-estar, além de um Espaço Zen com Quick Massagem.

Entre os expositores confirmados no evento estão o Kombucha Impérium, Figs & Co padaria, Doce Momento, Aldeia Vegana, Vegamita Cozinha entre outros.

Natureba Mix – Feira de Saudáveis

Data: 01 e 02 de Junho (sábado e domingo)

Horário: 14h as 22h

Evento gratuito