TABLADO APRESENTA “TEATRO TÔNICO – UMA BREVE HISTÓRIA DO TEATRO OCIDENTAL”

 Ciclo de palestras de introdução à história do teatro ocidental reúne importantes nomes das artes cênicas

Estão abertas as inscrições para o Teatro Tônico, ciclo de palestras de introdução à história do teatro ocidental promovidas peloTablado, entre abril e agosto. São 16 encontros temáticos, um por semana (sexta-feira, às 20h), voltados para profissionais e estudantes de teatro, professores e interessados em cultura em geral. Importantes nomes das artes cênicas como Cacá Mourthé,Érika RettlGeraldo CarneiroHamilton Vaz Pereira, Isabela FernandesLídia KosovskiLionel FischerRenato IcarahyRicardo Kosovski e Venício Fonseca vão ministrar as palestras, com duração de 120 minutos.

 “O Teatro Tablado tem a tradição de formar excelentes profissionais que fazem sucesso na televisão e no teatro. Com o ‘Teatro Tônico’ queremos oferecer também toda a base teórica sobre a história do teatro ocidental com importantes nomes das artes cênicas, que vão compartilhar seu conhecimento com o público de uma maneira leve e dinâmica”, explica Cacá Mourthé, diretora artística de O Tablado. “Além disso, o ciclo de palestras será um potente espaço de encontros e trocas. Todo o material produzido será gravado em vídeo e disponibilizado online para alcançar mais pessoas”, completa Cacá, sobrinha de Maria Clara Machado, fundadora da escola.

A PROGRAMAÇÃO

Abrindo a programação em 5 de abril, a professora e escritora Isabela Fernandes comanda o tema  “As origens do Teatro” e fala sobre tragédia e comédia na Grécia Antiga. Na semana seguinte, em 12 de abril, é a vez da cenógrafa e figurinista Lígia Kosovskidiscorrer sobre o teatro romano numa palestra em que apresenta o palco teatral romano e as variações da cena medieval cristã. Encerrando o primeiro mês, em 26 de abril, o poeta e dramaturgo Geraldo Carneiro traz para o público o tema “Teatro do Renascimento I”.

INSCRIÇÕES

O investimento para o ciclo de palestras completo (16 aulas) é de R$ 400. Os interessados podem se inscrever pelo e-mailteatrotonico@otablado.com.br. Mais informações: (21) 2294 7847 | www.otablado.com.br

O TABLADO

Fundado em 1951 pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado, O Tablado tem papel importante na história da cultura brasileira, como celeiro de talentos e verdadeiro templo do teatro infantil. Desde sua inauguração, mais de 30 mil atores, diretores, teatrólogos, cineastas, figurinistas, cenógrafos, autores, iluminadores, sonoplastas e músicos se formaram no local. Nomes como Hamilton Vaz Pereira, Wolf Maya, Cininha de Paula, Claudia Abreu, Ingrid Guimarães, Louise Cardoso, Malu Mader, Du Moscovis, Leonardo Brício, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Rubens Corrêa, Drica Moraes, Jaqueline Laurence, Mateus Solano e Gregório Duvivier, entre outros, passaram pela escola.

Atualmente, O Tablado tem cerca de 700 alunos e mais de 20 professores. O núcleo criativo de O Tablado é formado por Andreia Fernandes, Fernando Melvin, João Sant’Anna, Johayne Hildefonso, Lincoln Vargas, Lionel Fischer, Luis Octavio Moraes, Patrícia Nunes, Renata Tobelém, Ricardo Kosovski, Susanna Kruger e Zé Helou. O Tablado é considerado Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro e seu espaço físico foi tombado pela Prefeitura carioca. Suas atividades artísticas também foram reconhecidas pelo Governo Federal.

TEATRO TÔNICO

Ciclo de palestras sobre a história do teatro

Data: de abril a agosto – sextas-feiras, às 20h

Local: O Tablado – Av. Lineu de Paula Machado 795, Lagoa.  Tel.: 2294 7847

Capacidade: 150 pessoas. Classificação etária: livre. Duração: 120 min.

Valores: R$ 400 (as 16 palestras)

Programação completa: www.otablado.com.br

Thascya agita festa de aniversário de Neymar

DJ mineira esteve em Paris e colocou o astro e seus convidados pra dançar 

Na noite desta segunda-feira (04), o astro do futebol Neymar convidou para seu aniversário de 27 anos diversos famosos, que curtiram uma noite badalada em Paris, na França. 

Nomes como Felipe Araújo, Nego do Borel, Wesley Safadão, Marilia Mendonça e os jogadores Daniel Alves, Mbappe e Thiago Silva estavam na lista da super festa. Nos comandos das pick ups, a DJ mineira Thascya fez os convidados dançarem. O que era para ser só um convite para a musa festejar, acabou se tornando mais uma noite inesquecível para a DJ, que além do look arrasador, a musa dividiu o palco com Bob Sinclair.

A única DJ mulher na lista de TOP 9 remixes da Billboard americana e eleita por três vezes consecutivas a melhor do Brasil, agitou a noite com sucessos mundiais da Music HOUSE e claro, tocou as mais pedidas de Neymar. 

“Ele me convidou para o aniversário primeiro, como convidada mesmo! E depois me perguntou se realmente eu iria à Paris e se eu poderia tocar pra fazer um warm up da festa. Daí aceitei e fiquei felizona por isso!” – declarou a DJ.

Além de Thascya, os cantores Marília Mendonça, Tati Zaqui Wesley Safadão e outros artistas, se apresentaram na festa do ano.

De trabalho novo – “Que Seja Com Você”, parceria com o cantor Leo Santana, Thascya foi destaque do badalado evento da cidade da Moda.

Oficial: Trem Da Alegria retorna aos palcos com formação original!

Quem foi criança nos anos 80 e não se lembra das canções “Uni Du Tê”, “Piuí Abacaxi”, “É De Chocolate”? Canções que até hoje fazem parte da trilha sonora de diversas festas infantis.

Patricia Marx e Luciano Nassyn, primeiros integrantes do grupo infantil Trem da Alegria, retornam aos palcos em comemoração aos trinta e três anos da história do grupo.

“Durante anos nossos fãs vêem pedindo uma volta, mas é difícil conciliar as agendas de todos os integrantes. O produtor Ricardo Hiroshi deu o start e montou a turnê “Celebration”, que vou fazer ao lado da Patricia.”, conta Luciano.

Luciano Nassyn e Patricia Marx

Criado em 1985 pelo produtor e compositor Michael Sullivan, o Trem da Alegria, atingiu a marca de seis milhões de discos vendidos – um dos grupos musicais infantis brasileiros mais bem-sucedidos até hoje.

O primeiro show já tem data e local definidos, 19 de maio de 2019, na Arena Anhembi, em São Paulo.

Davizinho Radical faz curso de apneia na praia do Recreio
O Campeão mundial de surf adaptado, Davi Teixeira, o Davizinho Radical, concluiu neste domingo (03.02) o curso de apneia, da Apneia Surf Brasil, no Rio de Janeiro, na praia do Recreio.
 Nas aulas teóricas e práticas, direcionadas a surfistas amadores e profissionais, os alunos aprenderam técnicas de respiração, que dão mais confiança e
aumentam a segurança e a capacidade pulmonar, além de  desenvolver maior resistência embaixo d’água. 

O Curso de Apneia para Surfistas tem duração de dois dias e foi desenvolvido pelo professor Christian Dequeker com a missão de compartilhar técnicas de respiração e apneia, para que o aluno amplie sua capacidade de resistência embaixo d’água e ganhe mais fôlego no mar.

Christian é educador físico, surfista, ex-recordista brasileiro em apneia, instrutor oficial dos atletas do Instituto Gabriel Medina (IGM) e o pioneiro em treinamentos de apneia para surfistas no Brasil.

A MÚSICA DA CIDADE- Skank, Jota Quest, Tianastácia e convidados
A Música da Cidade terá sua segunda edição em 2019. Será um show imperdível com algumas das bandas mais consagradas da capital mineira. Skank, Jota Quest e Tianastácia estarão juntos no palco tocando seus maiores sucessos. E além deles, vários outros convidados que serão uma surpresa à parte. Para este ano traremos também a banda Lagum que começou seu trabalho via redes sociais e hoje já trilham uma carreira de sucesso. São bandas que dispensam apresentações, mas sempre é bom conhecer um pouco mais de suas trajetórias.
Skank:
A banda formada por Samuel Rosa no vocal, guitarra e violão, Henrique Portugal no violão, guitarra, teclados e vocal de apoio, o baixista e vocal de apoio Lelo Zaneti e o baterista, Haroldo Ferretti desde 1983. Lançaram o seu primeiro CD em 1992 com o nome da banda e de lá pra cá foram mais 12 discos cada um regado de sucessos como Garota Nacional, Vou Deixar, É Uma Partida de Futebol, Saideira, dentre outras. A banda recebeu premiação do troféu imprensa como melhor conjunto musical vários anos, Grammy latino como melhor álbum brasileiro de rock. Samuel Rosa como melhor cantor do prêmio Multishow dentre outros. Em 2018 lançaram o projeto “Três Discos” que reúne os discos Skank em 1993, Calango de 1994 e Samba Poconé de 1996
Jota Quest:
Uma das maiores bandas de pop rock do Brasil com mais de 25 anos de história. A soma de suas diferenças dá ao grupo uma estética única.O prazerpelo palco e a afinidade entre seus integrantes marcam esta trajetória que, aoque tudo indica, promete capítulos imperdíveis! Banda: Paulinho Fonseca(bateria), PJ (baixo), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclado) e Rogério Flausino (vocal).
Tianastácia:
Consolidada no mercado musical brasileiro desde 2001 com uma apresentação memorável na Tenda Brasil no Rock in Rio a banda não parou mais. Com dois álbuns ao vivo e 10 de estúdio, a banda mais irreverente e criativa do Brasil completou 22 anos. No seu último trabalho o álbum ” Escorrega Um , cai 5″ dão uma satirizada na política brasileira. Com a base musical ancorada no bom e velho rock’n roll a família Nastácia transita por diversos estilos: pop, rock,música eletrônica, romântica, possibilita que surpreenda e cative cada fã.Formada por Maurinho e Podé Nastácia nos vocais, Alexandre Vermelho na bateria, Beto Nastácia no baixo e Júlio Nastácia, na guitarra.
Lagum
A banda surgiu com Pedro Calais (vocalista e compositor) e o guitarrista Jorge,em 2014, quando Pedro decidiu, despretensiosamente, postar uma música no Facebook. Eles começaram a gravar canções e iam lançando no YouTube. Em 2016 lançaram o primeiro disco, com oito faixas, intitulado “Seja O Que Eu
Quiser”. Com o tempo, o púbico mineiro já estava conectado à Lagum,frequentando os shows, tocando nos carros e fazendo parte de uma nova fase.Hoje, Pedro Calais (vocal), Otávio Cardoso (vocal e guitarras) e Jorge(guitarras), Francisco Jardim (baixo) e “Tio” Wilson (bateria) surpreendem com o alcance no universo digital. Com as canções do primeiro álbum na ponta da língua do público, o grupo mineiro, em maio de 2018 assinou com a Sony Music, integrando ao cast principal da gravadora, que abriga grandes nomes
nacionais e internacionais.
Todo este espetáculo será em prol da Associação Querubins que é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida de desenvolver e difundir a arte, a cultura e a educação. Suas atividades atendem cerca de 200 crianças e jovens da Vila Acaba Mundo e de outras comunidades, buscando preservá-las do risco de marginalização e profissionalizá-las por meio da Arte-Educação.Ao pé da Serra do Curral, em espaço de 10.000 m2 cedido pela Mineração Lagoa Seca do Grupo Unitas, na Rua Correias 700, a Associação conta com
sete salas de aula, sala de dança, sala multimeios, ginásio poliesportivo,cozinha-escola, laboratório de informática, biblioteca, horta orgânica e umestúdio de gravação, em fase de conclusão. É nesse espaço que são oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Dança Afro, Dança Contemporânea,Circo, Artes Visuais,Percussão, Construção de instrumentos, vídeo e cinema,além das oficinas de apoio escolar, cultivo de horta orgânica e jardinagem,esportes, informática, curso de culinária para crianças e capacitação profissional para adultos (gastronomia e hospitalidade).
Serviço
Show: A Música da Cidade
Bandas: Skank, Jota Quest, Tianastácia, Lagum e convidados
Local: Grande Teatro Palácio das Artes
Dia: 14 de fevereiro de 2019
Horário: 20:30 horas