Festival Internacional de Dança premia bailarinos com bolsas de estudo na Europa
A 26º edição Passo de Arte Internacional encerrou domingo com Noite de Gala

CRÉDITO FOTO: REGINALDO AZEVEDO/RAPHOTO
A cidade de Indaiatuba (SP) reuniu, entre os dias 6 e 15 de julho, mais de 3,5 mil bailarinos entre brasileiros, argentinos, paraguaios e mexicanos que participaram da 26ª Passo de Arte Internacional. A competição aconteceu no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) com apresentações de variados estilos de dança, desde o ballet clássico ao hip hop, e contemplou os melhores dançarinos com bolsas de estudo internacionais, troféus, medalhas e premiações em dinheiro, que totalizaram R$ 35 mil.
Com o objetivo de proporcionar aos jovens bailarinos oportunidades para aperfeiçoar seu talento, o Instituto Passo de Arte, que promove o evento, tem a tradição de firmar parcerias com escolas internacionais para oferecer bolsas de estudo e, nesta edição, foram 56 indicações, sendo 40 para o

CRÉDITO FOTO: REGINALDO AZEVEDO/RAPHOTO
Concurso Internacional de Bailado do Porto, que acontece em abril, em Portugal; 12 para o European Ballet Grand Prix, que será realizado em fevereiro, na Áustria; 3 para cursos na Escola Princess Grace Academy, na França e uma para o Congresso Internacional de Jazz Dance, que será promovido em abril, na cidade de Indaiatuba.
Ainda foram ofertadas bolsas de estudo integrais para o Passo de Arte Move, curso de capacitação que acontece em janeiro, também em Indaiatuba, para os primeiros colocados das variações e solos clássicos das categorias Pré, Juvenil, Adulto e Avançado, e 50% de bolsas para os dançarinos das modalidades variações de repertório, solos clássicos e livres que ficarem a partir da quarta colocação.
O Festival foi finalizado no domingo, 15, com a Noite de Gala. Na ocasião, a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, que faleceu há 10 anos vítima de um câncer, foi homenageada com a apresentação de uma das suas coreografias, o dueto Shogun, que rendeu a ela, em 1983, o 1º Prêmio Hors Concours no 7º Concurso Internacional de Coreografia em Nyon, na Suíça.
Durante o encerramento foram anunciados os melhores competidores de cada categoria, que receberam os prêmios especiais. Os bailarinos Mayara Veronezi, de São Paulo (SP), e Jonatas Santana, de Jundiaí (SP), receberam o Prêmio Toshie Kobayashi/Só Dança. Andrey Jesus, de São Vicente (SP), e Samantha Maestre Cortes, da Praia Grande (SP) receberam o Prêmio Revelação e Guilherme Riku, da IOA Dança, de Jundiaí (SP) foi considerado o Melhor Coreógrafo desta edição.
Ao todo, o Festival contou com a participação de 150 companhias de dança, originárias de vários estados brasileiros e dos países Paraguai, Argentina e México. A abertura oficial de cada uma das noites contou com a participação de um grupo convidado e, além da mostra competitiva, a programação também incluiu workshops com 15 renomados profissionais do universo da dança, como Luca Masala, Estela de Azevedo Antunes e Amália Machado, e uma feira com as melhores marcas de produtos de dança com preços de fábrica.
Outra novidade desta edição foi o Palco Externo, montado do Parque Temático da cidade, com apresentações gratuitas de vários gêneros, como o E toda vez que ele passa, vai levando qualquer coisa minha…, encenado pelo Delirivm Teatro em Dança, grupo pioneiro no Brasil a ter no elenco 100% de idosos.

Xuxa Meneghel, Giovanna Antonelli já admitiram em suas redes sociais que o procedimento é seguro e que não adianta malhar determinadas partes do corpo para retirar a gordura localizada: só a lipo resolve, alegam. No universo Hollywoodiano são incontáveis as atrizes que fizeram lipoaspiração, sendo que Demi Moore por várias vezes que emagreceu para interpretar personagens recorreu à cirurgia afim de afinar a cintura e reduzir medidas. Em um de seus papeis inesquecíveis no filme Striptease, onde interpretava uma dançarina e apresentava um corpo sarado, mas com índice muito pequeno de gordura, a atriz confidenciou: “Eu fiz muita musculação para o filme e precisei de uma lipoaspiração para retirada de gorduras em várias partes do corpo. Fiquei muito bem e foi uma das minhas primeiras cirurgias. O resultado foi excelente e desde esta época, há quase 20 anos, sempre que preciso não tenho nenhum problema em recorrer ao procedimento”.
Paolla Oliveira, por exemplo, por não gostar de suas coxas, resolveu fazer uma lipoaspiração nas pernas. O procedimento é ideal para quem se incomoda com as pernas grossas e não consegue nenhum resultado com exercícios físicos. Além disso, também pode ajudar para quem sofre com assaduras.
De acordo com a cirurgiã plástica Juliana Rizzatti, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração é um procedimento que retira gordura sob a pele através de cânulas por aspiração. “Ela atua removendo os depósitos de gordura excedentes que se acumulam em locais mais comuns do corpo, como cintura, costas e culotes”, esclarece a médica.




Cada dia mais, os unicórnios estão presentes na decoração, na beleza e na moda, e no imaginário popular. Os unicórnios hoje são mais do que uma tendência, são uma febre para crianças, adolescentes e até mesmo adultos. O fato é que esses animais místicos trazem mistérios, graça e uma pitada de fantasia, que tem inspirado e divertido pessoas de todas as idades.
Anna Layza hoje tem a maior loja de artigos de unicórnio do mundo, em 