EXPOSIÇÃO REÚNE GRAVURAS DE FRANCISCO GOYA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

 Loucuras Anunciadas apresenta coleção de 20 obras que revelam o período mais obscuro do artista espanhol

 A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 10 de julho a 7 de outubro de 2018 (terça a domingo), a exposição Loucuras Anunciadas – Francisco Goya, que reúne 20 gravuras do que é considerado o período mais obscuro e complexo da produção do artista espanhol. O projeto tem patrocínio da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal.

No dia seguinte à abertura (quarta, 11), às 19h, a curadora Mariza Bertoli ministrará a palestra Vida e obra de Francisco Goya no Cinema 2 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A atividade é voltada a todos os públicos e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail palestragoya@gmail.com.

A coleção exibida na mostra, também chamada de Disparates, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as pranchas em 1864. As enigmáticas gravuras são as últimas obras gráficas de Goya e revelam visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista e crítica aos costumes e ao clero. O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publica-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.

Segundo Mariza Bertoli, a exposição contará também com atividades interativas. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove, e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos; promover um conhecimento sensível”, explica Mariza.

A mostra apresentará duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Uma delas contará com sacos, tal como na gravura original Os ensacados (Los ensacados), que estará na exposição. A obra remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez, já que Goya perdeu a audição aos 46 anos.

“Será uma experiência forte fotografar-se nestes cenários, que são as gravuras aumentadas. Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar ‘ensacado’. Afinal, no início da mostra, nos perguntamos: pode-se anunciar loucuras?”, completa a curadora.

Acessórios, máscaras e vestuário ficarão à disposição, para que as pessoas possam se caracterizar e fazer suas próprias produções para fotografias. Além disso, estarão disponíveis, ainda, espelhos, um côncavo e outro convexo, para que os visitantes se vejam por outras perspectivas.

  • Serviço:
  • Exposição Loucuras Anunciadas – Francisco de Goya
  • Entrada franca
  • Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
  • Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
  • Telefone: (21) 3980-3815
  • Abertura: 10 de julho (terça-feira), às 19h
  • Visitação: de 11 de julho a 7 de outubro de 2018
  • Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
  • Classificação indicativa: Livre
  • Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
  • Acesso para pessoas com deficiência
  • Palestra Vida e obra de Francisco Goya, com a curadora Mariza Bertoli
  • Data: 11 de julho de 2018 (quarta-feira)
  • Horário: 19h
  • Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
  • Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
  • Inscrições: Pelo e-mail palestragoya@gmail.com
  • Classificação indicativa: Livre
6 makes comentadas das famosas para se inspirar e fazer bonito
 
beyonce

O hair stylist e maquiador Rick Farias comenta seis estilos de maquiagem das famosas e traz dicas para você acertar na make.

————————————————————————————
 
As famosas precisam estar sempre deslumbrantes para atravessar tapetes vermelhos, fazer aparições públicas e comparecer a premiações. As celebridades internacionais estão sempre caprichando nos looks, mas dando atenção especial também a maquiagem, para arrasar. 
 
Desde as mais discretas até as mais ousadas, o hair stylist e maquiador Rick Farias, que cuida do visual de vários famosos que estão na televisão, listou os erros e acertos na make de seis famosas, para inspirar você a acertar em cheio nas escolhas para o seu dia a dia:
 
1- Meghan Markle 
Um exemplo d o que chamamos de “make de noiva”,  que está virando tendência. Eu particularmente não gosto, e acho que não fica legal para um dia tão especial uma make tão nude. Sou a favor do “menos é mais”, e entendo que a noiva opta pela naturalidade, em alguns casos deixam até as sardas em evidência, mas acho que ela poderia ter usado uma produção mais glamourosa.
 
Rihanna

2- Rihanna 

Eu já acho ela linda, só que usa a maquiagem muito carregada: pele muito pesada, sombras super marcantes. Tudo bem que ela é uma celebridade! Até porque não daria pra uma pessoa comum andar assim no dia a dia. É uma make glamourosa, mas impraticável para o cotidiano.
 
3 – Camilla Belle 
Essa cometeu um erro muito comum em quase todas as mulheres, que é o tom da base. No caso dela, foi aparecer em um evento com o tom de base visivelmente mais claro que o tom da sua pele. O tom da base tem que estar em harmonia com o tom da pele da pessoa, senão fica feio.
 
Beyonce

4- Beyoncé 

Um exemplo de make maravilhosa em pele morena/negra. O tom sempre em harmonia, boa iluminação. Nunca a vi errando em nada relacionado a sua make 
 
5- Fiorella Mattheis 
Um exemplo de beleza que sempre usa pouca make, mas arrasa sempre. Pele super leve, sombras geralmente pro tom nude, baton tons de boca. Esse tipo de make vai do dia a dia a um grande evento, e sempre está bem.
 
Lady Gaga
6- Lady gaga 
Uma das mais ousadas de todas. Lady Gaga sempre inova, mas que muitas das vezes, apesar da extravagância, acerta na make. E no meu ponto de vista, tem tendências que ela lança que são possíveis de aproveitar para o dia a dia, mas em geral, as makes são mais para o palco, para suas performances, e não podem ser reproduzidas para uso fora dos palcos.