Por que as crianças cometem bullying?

 Psicóloga e coach de mães explica como pais e escola devem agir para averiguar o bullying

 Há quem diga que seja coisa da atualidade. Outros dizem que viveram na pele, porém, ainda não havia uma nomenclatura para definir a situação. E, assim, o bullyingestá presente na nossa sociedade.

Segundo Isabela Cotian, psicóloga e coach de mães, os motivos que podem levar uma criança a praticar esses atos.

“Desde problemas em casa, em alguma área específica da sua vida ou uma forma de defensiva por sofrer o bullying. Todas estas situações podem fazer com que as crianças se sintam bravos ou vulneráveis”, explica.

Ela esclarece que isso pode acontecer a partir dos 3 ou 4 anos de idade, além de quando o pequenininho ingressa na escola.

Isso tudo porque é o momento em que ela começa a se socializar, criando afinidades ou discriminações com os demais.

“Antes desta idade é comum que as crianças utilizem comportamentos agressivos por estarem em desenvolvimento e não dominarem outras formas de expressão”, realça.

 O que o bullying pode acarretar na pessoa?

Isabela alerta que quando não tratado, o bullying deixa marcas por toda a vida, inclusive na fase adulta. “A pessoa pode apresentar problemas de saúde, dificuldades sociais, consumo de substâncias, ansiedade, depressão, mau desempenho escolar e baixa estima”, conta.

De acordo com a psicóloga, essas agressões físicas e verbais podem deixar marcas por muito tempo na vida adulta, agravando problemas ligados à saúde, classe social e relacionamentos.

“E isso tanto nos que praticam o bullying como naqueles que sofreram isso”, complementa

Escola e pais: uma união necessária

A vida dentro de casa e no ambiente escolar são as bases para detectar e acabar com o bullying.

Isabela nomeia alguns fatores que possam ajudar aos pais a saberem se o seu filho está passando por essa situação, lembrando que isolados eles não caracterizam o ato em si:

– Isolamento;

– Machucados e arranhões sem explicações;

– Roupas e materiais estragados;

– Medo de ir à escola;

– Notas baixas;

– Mudança frequentemente no trajeto de ir para a escola;

– Falta de apetite ou apetite exagerado;

– Perda de objetos com frequência;

– Pouca convivência com os amigos da escola;

– Tristeza;

– Estresse e choro sem motivos aparentes;

– Mudança drástica de humor;

– Irritação;

– Dores de cabeça;

– Dores na barriga;

– Insônia;

– Pesadelo;

– Pensamentos suicidas.

“Primeiramente, os pais devem conversar e entender o que está acontecendo. E se existe uma relação próxima entre pais e filhos, facilita muito esse processo”, ressalta a coach de mães.

Ela salienta que trabalhar em parceria com a escola é fundamental para que ambos tenham diretrizes para acompanhar o autor e a vítima.

Estar aberto ao diálogo ou proporcionar dinâmicas que facilitem a abordagem do tema também são caminhos que dão certo.

“Utilizar meios como livros sobre o tema, abordando a história a abrindo para reflexões, dramatizar situações para analisar com quem a criança se identifica e proporcionar jogos cooperativos, para observar como o pequenino reage diante te tudo, são maneiras de averiguar o problema”, finaliza Isabela.

Serviço:

Isabela Cotian – www.isabelacotian.com

Parkinson: uma doença que também acomete jovens adultos
 

       O projeto Vibrar com Parkinson foi idealizado por Danielle Ianzer, portadora da doença, que através dessa iniciativa esclarece dúvidas sobre essa patologia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença afeta 1% da população mundial, cerca de cinco milhões de pessoas. A estimativa é que no Brasil afete 0,3% da população, cerca de 600 mil pessoas.

Mesmo a patologia sendo a segunda doença neurodegenerativa em número de casos, ficando atrás somente do Alzheimer, no Brasil, ela ainda é relacionada penas a idosos. Dados publicados em revistas científicas indicam que cerca de 10% dos diagnósticos são em pessoas com idade inferior a 45 anos (Parkinson de ínício precoce ou Parkinson jovem).

Em 2014 foi criado o projeto Vibrar com Parkinson, idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Ianzer. Isso porque, quase ninguém sabe que os jovens podem desenvolver essa disfunção. A finalidade do projeto é auxiliar pacientes, familiares e cuidadores na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida, através de divulgação e difusão de informações sobre tudo que envolve a questão: Tratamentos, remédios, pacientes e etc.

Aos 36 anos, Danielle recebeu o diagnóstico de Parkinson. A cientista começou a perceber os sintomas motores quando tinha 30 anos. Nesses seis anos foram inúmeras visitas a diferentes médicos, muitos exames e alguns diagnósticos errados, até que o quinto neurologista identificou a patologia. Pelo fato do Parkinson ser degenerativa, a demora no diagnóstico favorece a evolução da doença e prejudica o quadro do paciente. Por essa razão é o conhecimento é primordial.
O site do projeto www.vibrarcomparkinson.com esclarece muitas dúvidas, assim como as redes sociais e o canal no youtube. O projeto também realiza palestras e seminários com a participação de profissionais especializados em Parkinson, destinados  pacientes, familiares e cuidadores.

A doença foi descoberta por Dr. James Parkinson, em 1817, sendo chamada de Paralisia Agitante. Anos após a morte de James Parkinson, o neurologista Jean-Martin Charcot homenageou o médico, sugerindo o nome de Doença de Parkinson.

A patologia pode causar diversos sinais e sintomas, os quatro principais e  importantes para definir o diagnóstico são: Lentidão, Tremores, Rigidez e alteração postural. Ainda sem cura, pode ser tratada com diferentes abordagens que incluem: medicamentos, cirurgia, terapias, atividade física.

“A informação é o melhor remédio”!

Mais informações:
Maria Pericás: 21 98282-8303
Daniele Ianzer, fundadora do projeto e o ator Raphael Montagner , padrinho do projeto.

O Compositor CARLOS COLLA Canta Sucessos no show AO VIVO na Sala Baden Powell, no dia 16 de maio/2018, as 19h

​O produtor João Luiz Azevedo dá continuidade ao seu projeto SAUDADE NÃO TEM IDADE onde apresenta na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, shows de grandes artistas do passado e do presente como Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, João Roberto Kelly, Claudette Soares, Claudinha Telles, Maria Alcina, Cida Moreira, The Fevers, Eliana Pittman, Berta Loran,

Tributo ao Gonzaguinha e ao Ray Conniff

​. Dia 06/06 será a vez da cantora Joanna apresentar seu show “De Volta ao Passado”, dia 09/06 será a vez do recital “De Bach a Pixinguinha” com o grande pianista Arthur Moreira Lima, dia 10/06 Wanderley Cardoso apresentará o show “Jovem Guarda para Sempre”; o “Rei das Marchinhas” João Roberto Kelly fará show comemorativo aos seus 80 anos de idades, no dia do seu aniversário, dia 24/06, dia de São João, com as participações luxuosíssimas de Eduardo Dussek e Neguinho da Beija Flor.

No dia 12/07, o projeto SAUDADE NÃO TEM IDADE orgulhosamente apresentará o show TRIBUTO AO ABBA e no dia seguinte, 13/07, o TRIBUTO AO RAY CONIFF.

Na próxima semana será a vez do cantor e Compositor CARLOS COLLA ​

​apresentar​

seus sucessos em show intimista, apenas com acompanhamento de seu violão, no dia 16 de maio/2018 – 4af 19h – na Sala Baden Powell ( Av. Nossa Senhora de Copacabana 360 ), com ingressos a R$ 50,00 / R$ 25,00 ( meia ).

“Senta, se acomoda à vontade, tá em casa, toma um copo. Dá um tempo que a tristeza vai passar”. (Verdade Chinesa)

Esta sensação intimista, de explicar os sentimentos através de palavras acompanhadas de melodias fascinantes relembram as emoções sentidas ao escutar cada música do ‘mestre’ Carlos Colla. É como uma viagem do tempo na história da música.

Assim como as músicas vieram ao mundo, o show – CARLOS COLLA AO VIVO  – será uma exposição ao vivo das canções do poeta que mais fizeram sucesso na voz de Roberto Carlos, Chitãozinho e Chororó, Menudo, Tim Maia, Alcione, Legião Urbana, Emilio Santiago, Daniel, Bruno e Marrone, Zezé de Camargo e Luciano, Sandra de Sá e Leonardo.

Colla chega aos 73 anos ( completa 74 anos em 05 de agosto ) trazendo em sua bagagem toda uma história de vida contada através da música. 

O Show inédito que apresentará na Sala Baden Powell, no dia 16 de maio/2018, é uma emocionante viagem musical, onde o compositor Carlos Colla reúne alguns dos seus sucessos eternizados pelas vozes do melhor da nossa MPB

Carlos Colla apenas com seu violão, presenteia o publico em um show repleto de sucessos. 

No repertório, só sucessos, canções que a platéia ama e canta junto com ele:

  1. Faz de Conta (Minellono e S. Cutugno – vs. Carlos Colla)
  2. Falando Sério (Mauricio Duboc e Carlos Colla)
  3. Hoje A Noite Não Tem Luar (A. Monroy Fernandez/ C. Villa De La Torre – vs. Carlos Colla)
  4. Sonho Lindo (Mauricio Duboc e Carlos Colla)
  5. Que Era Eu (Elias Muniz e Carlos Colla)
  6. Teu Caso Sou Eu (Mauricio Duboc e Carlos Colla)
  7. Eu Acho Que Estou Perdendo Você (Gastão Lamounier e Carlos Colla)
  8. Vidro Fumê (Kaliman Chiappini e Carlos Colla)
  9. Bye Bye Tristeza (Marcos Valle e Carlos Colla)
  10. Estou Apaixonado ( Estefano e Donato- vs. Carlos Colla)
  11. Pede a ela (Ed Wilson e Carlos Colla)
  12. Solidão (Chico Roque e Carlos Colla)
  13. Verdade Chinesa (Gilson e Carlos Colla)
  14. Além da Cama (Michael Sullivan e Carlos Colla)
  15. Meu Vício É Você (Chico Roque e Carlos Colla)
  16. 4 Semanas De Amor (Gary Col e Peter Udell – vs. Carlos Colla)
  17. Bijuteria (Chico Roque e Carlos Colla)
  18. Meu Disfarce (Chico Roque e Carlos Colla)
  19. Na Hora Do Adeus (Chico Roque e Carlos Colla)
  20. Fogão de Lenha ( Xororó, Mauricio Duboc e Carlos Colla)
  21. Você Vai Ver (Elias Muniz e Carlos Colla)
  22. Sonho Por Sonho (Chico Roque e Carlos Colla)


Imagens do Show que comemorou os 50 anos de carreira artistica:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1949&v=ZdJJ9npJ3WM

COMPRA ONLINE:
https://ticketmais.com.br/evento/view/26616/carlos-colla-canta-sucessos

CARLOS COLLA no show AO VIVO.

Produção, Assessoria de Imprensa e Marketing: João Luiz Azevedo

Sala Municipal Baden Powell

Av. Nossa Senhora de Copacabana 360 – Copacabana

Tel – 2547-0147 / 98875-4222

Dia 16 de maio /2018 
4af 19h
Livre para Todas as Idades
Preço dos Ingressos: R$ 50,00 / R$ 25,00 ( meia para estudantes, jovens até 21 anos e acima dos 60 anos + moradores de Copacabana + Usuários do MetroRio)

Tempo de duração: 70 min
Gênero: musical