China deixa de ser uma economia rural para se tornar o país mais tecnológico do planeta
A tecnologia definitivamente está revolucionando a China, que há 30 anos tinha uma economia predominantemente rural. As plataformas digitais dominam o cotidiano da população e cédulas e moedas estão praticamente descartadas já que as pessoas que vivem nas principais cidades do país usam smartphones para pagar praticamente tudo. Até mesmo gorjetas para garçons e, pasmem, esmola para moradores de rua são transferidas através do QR Code, uma espécie de código de barras.
“Se você entra em um restaurante, por exemplo, o garçom primeiro pergunta se você quer usar o WeChat ou o Alipay (as duas opções de pagamento por celular), para depois falar em dinheiro em espécie. Se optar pelo WeChat ou Alipay, basta a pessoa escanear seu QR Code e pronto! Para concluir a operação, basta digitar o código de segurança do cartão de crédito previamente cadastrado”, explica o brasileiro Rodrigo Luis, que mora em Shenzhen desde 2005 e é presidente da Winpoint Technology LTD.
No último dia 8 de maio, as estações de metrô de Shenzhen e de várias outras cidades começaram a permitir que os passageiros digitalizassem um QR Code para passar pelas catracas. Em média, cerca de 228 mil pessoas usaram a tecnologia por dia, anunciou o metrô de Shenzhen.
Por fazer com que as pessoas carreguem menos moedas e notas, o pagamento através do QR Code é mais seguro, rápido e fácil. “Leva apenas 0,2 segundo para os passageiros pagarem via QR Code e isso aumenta muito a eficiência dos pilotos. Também é especialmente conveniente para os turistas”, destaca Chen Junming, chefe da estação Window of the World, localizada em Shenzhen. O QR Code não oferece descontos no metrô chinês e basta os usuários baixarem um aplicativo para poder pagar suas passagens através da tecnologia.
O WeChat nasceu como um aplicativo de mensagens assim como o WhatsApp, mas se transformou em um superaplicativo disponível em todos os momentos da vida dos chineses. Basicamente a pessoa pode procurar um serviço, contratá-lo, pagar por ele e recomendá-lo para os amigos sem nem mesmo sair do app. No Brasil, por exemplo, a pessoa precisaria de Google, telefone, cartão de crédito e Facebook, o que pode ser alcançado com apenas um aplicativo na China.
Rodrigo Luis explica que a robótica é outro ramo tecnológico muito estudado e desenvolvido na China. A Global Sources Consumer Eletronics, feira que acontece em Hong Kong e que é visitada pelos frequentadores da Feira de Cantão, teve uma área especial destinada à robótica.
“A Winpoint Technology LTD levou 17 empresas brasileiras para a edição de outono da Feira de Cantão em outubro do ano passado. Em 2018 trouxemos 26 empresas do Brasil que atuam em diversos segmentos como automobilístico, eletrodomésticos, iluminação, áudio e imagem, segurança residencial e escolas técnicas de automação, com as quais iremos em conjunto com empresas chinesas oferecer materiais didáticos para evolução e desenvolvimento da robótica no Brasil”, revela o empresário brasileiro.
Peças com brilho e metalizadas são tendências certas para o Outono/Inverno 2018. Famosas marcaram presença em grandes eventos que aconteceram recentemente pelo mundo com looks nesse estilo. Entre muitos erros e acertos, selecionei alguns exemplos para servirem de inspiração e aprendizado.
Quando trata de tendências que fogem do básico ou linha tradicional, surgem medos e dúvidas que muitas vezes nos impedem de usar determinado look que gostaríamos. E com toda razão, pois um detalhe na composição pode nos levar do look fashion para o over. Além da roupa, precisamos ter muita atenção ao acessório que iremos combinar. Ele pode salvar ou acabar com a produção.
No Oscar 2018, atrizes como Sandra Bullok e Jennifer Lawrence usaram a tendência de forma magnífica. Sandra apostou em um vestido com modelo comportado que misturou elegância e muito glamour devido ao metalizado dourado. Reparem que ela usou apenas um brinco pequeno e discreto, para não brigar com o vestido de gola alta e mais um mix com três anéis discretos e estilosos que harmonizaram com o look. Já Jennifer escolheu um vestido arrasador metalizado prata. O look ficou jovem, moderno e sensual mesmo sem usar decotes ousados ou transparências. Escolheu como acessório um maxi brinco delicado que também não brigou com o vestido, além de um anel com pedra brilhante e pulseiras básicas e brilhantes. Ficou perfeita. Outra opção seria ela usar um conjunto de brincos menores e colar com pedra solitária no mesmo estilo do anel, já que o vestido abre espaço para esse tipo de produção. As duas formas funcionam e ficam lindas.
Já no BBMAs 2018, em Las Vegas, a atriz Alyson Stoner passou do ponto com o conjunto metalizado roxo e decote excessivo. Além de ter pesado o look, passou do ponto da sensualidade. Não caiu bem. O mix de anéis ficou lindo, mas não conseguiu salvar o look. Evite exageros, tanto na quantidade do brilho ou metalizado quanto no decote. Ouse com uma coisa de cada vez, misturar muitas tendências ou sensualizar demais pode ser um tiro no pé.
Em Maio tivemos a primeira edição do MTV MIAW realizada no Brasil. Muitas celebridades da internet e artistas compareceram com looks diferenciados e modernos, mas nem todos acertaram na produção. A belíssima influencer Flavia Pavanelli ousou com um conjunto de calça e blusa todo de paetês, mas o casaco neutro e a bolsa lisa quebraram o que poderia se tornar um excesso. A make mais leve e as jóias discretas também ajudaram na quebra. Porém o erro ficou no sapato prata brilhante, desnecessário num look que já tinha brilho. Um par fino e mais discreto cairia melhor.
Outra que acabou dando uma escorregada foi a atriz Mariana Molina. Ela escolheu um macacão lindíssimo em lurex, duas tendências que estão em alta. O par de brincos no tamanho ideal e acompanhando e estilo da roupa ficou perfeito. Poderia também usar um colar estilo gravata mais básico e pequeno brincos no tom do macacão como outra opção de jóia. O que ficaria um look sexy, moderno e elegante, acabou ganhando um tom de Cruela Cruel com o casaco de pele por cima. É uma questão de gosto, mas acredito que bastava o macacão e o belo salto.
Por último a atriz Cléo Pires com uma saia metalizada lindíssima com bastante brilho e design super diferente, assim como seu par de brincos e anéis com estilo e no mesmo tom da saia. O look fatal recebeu algumas críticas na internet, mas vi muita personalidade. O que pode ter causado essa divisão de opiniões foi a mistura de duas peças muito marcantes como jaqueta estilizada e a saia juntas. Essa confusão visual pode ser evitada ao escolhermos apenas uma peça para ser a estrela do look e compor o restante para evidenciar o conjunto.
Como vimos, cada um tem seu brilho e estilo próprio. O que define no geral um bom look é se ele fica agradável visualmente, se está apropriado para o ambiente que estamos e se a pessoa se sente bem dentro dele. Se você faz o estilo mais básica mas quer usar essa tendência, pode escolher uma peça como uma blusa, jóia ou bolsa com esse efeito metalizado dentro do seu look clássico. Vai destacar e te manter confortável ao mesmo tempo.
Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Limaapresentará seu recital DE BACH A PIXINGUINHA, onde interpretará obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin e Liszt até Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Luiz Gonzaga, na Sala Municipal Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana 360), no dia 09 de junho/2018, sábado as 20h.
. “Queremos levar a todos aquela música que vem, através dos tempos, encantando qualquer ouvinte, desde que lhe dê oportunidade de conhecê-la”, declara Arthur Moreira Lima.
O repertório é cuidadosamente selecionado pelo músico alternando obras clássicas e populares.
O Pianista…
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos de idade, tendo como professora Lúcia Branco que também tivera por alunos nomes como Tom Jobim ou Nelson Freire.
Aos oito, tocou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).
Moreira Lima projetou-se internacionalmente na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin de 1965, em que conseguiu o segundo lugar. Laureou-se também em várias outras competições, incluindo a também prestigiosa Competição Internacional Tchaikovsky de 1970, ficando em terceiro lugar.
Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto nº1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também ele que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth, trabalho premiado nos Estados Unidos.
Entre os outros prêmios, destacam-se os cds das obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e a gravação de Astor Piazzolla premiada na França.
Sua permanente inquietação e a valorização que dá à nossa cultura, fazem de Arthur Moreira Lima o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros.
Projetou-se internacionalmente como vencedor de renomados concursos: Chopin em Varsóvia, Tchaikovsky em Moscou, e Leeds na Inglaterra.
Já foi solista das principais orquestras do mundo, sendo acompanhado pelos mais famosos regentes.
A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico.
Desde 2003, tem percorrido mais de 500.000 Km e executou mais de 500 concertos, pelo interior do Brasil inteiro em seu caminhão-teatro, já tendo tocado para cerca de 1 milhão de pessoas, em lugares os mais distantes, que antes jamais tinham presenciado um concerto de piano.
ARTHUR MOREIRA LIMA em “DE BACH A PIXINGUINHA”.
Produção, Assessoria de Imprensa e Marketing: João Luiz Azevedo
Dia 09 de junho 2018
Sábado 20h
Sala Municipal Baden Powell
Av. Nossa Senhora de Copacabana 360.
Tel. (21) 2547-9147 / 98675-4222
Preço dos Ingressos: R$ 80,00 / R$ 40,00 (Meia para estudantes, idosos acima de 60 anos e menores de 21 anos + moradores de Copacabana + Assinantes do Jornal O GLOBO + portadores do cartão do MetroRio)
Tempo de duração: 60 minutos
Livre para todas as idades
Gênero: Musical.
Maiores Informações pelo tel. 21-98481-0933 com o produtor e assessor de imprensa, João Luiz Azevedo
Brasileira moradora de Salt Lake City, nos EUA, ganha concurso de biquíni em Cancún
Suzy Pin, que mora em Salt Lake City, nos EUA, mostrou a beleza da mulher brasileira ao vencer o concurso de biquíni realizado no Mandala Beach, a mais famosa pool party de Cancún. Além do prêmio de 1.000 dólares, ela ganhou um biquíni e não precisou pagar por nenhuma outra festa na movimentada cidade mexicana.
“Fui para o Mandala no intuito de me divertir com o pessoal da agência Mogitur e nem imaginava que haveria um concurso lá pois nem de biquíni eu estava. Mas a organização me ofereceu um biquíni, o agente de viagens André Santos e o pessoal me convenceram a participar e acabei indo mais pela diversão mesmo. Nem pensava em ganhar (risos), mas acabei vencendo”, conta a loira de 27 anos que possui um corpo escultural.
“Foi uma experiência incrível! Além de ter me divertido muito eu vivi algo único ao lado de bons amigos em um lugar lindo e paradisíaco”, destaca Suzy Pin.
“Ela é super tímida e pediu aprovação da mãe para participar do concurso. A Suzy teve uma noite de famosa e todos queriam tirar foto com ela”, completa o agente de viagens André Santos, da Mogitur.
Consagrados violonista e pianista brasileiros fazem show com obras do último álbum de Luis Leite
No próximo dia 30 de maio, quarta-feira, a Rua da Carioca, no Centro do Rio, vai receber novos ventos sonoros com a apresentação, na Casa do Choro, dos músicos brasileiros Luis Leite (violão) e Erika Ribeiro (piano).
Artistas de visão singular, Luis e Erika usam sensibilidade e técnica para a construção de uma intensa expressividade musical, se destacando por sua versatilidade, lirismo e refinado virtuosismo. Juntos fazem uma música viva e cosmopolita, que abraça as diferentes nuances e possibilidades expressivas de seus instrumentos.
Na Casa do Choro, o Duo apresentará músicas do último álbum de Luis Leite, “Vento Sul”, com direção musical do Duo. Neste que é seu terceiro álbum autoral, Luis buscou inspiração na riqueza poética da música da América do Sul, evocando o colorido plural de nossos países vizinhos, e que aqui ganha emoção particular através da interpretação em formato de Duo.
Em “Vento Sul” Luis Leite une grande sofisticação na interpretação e na composição a uma fértil imaginação de referências advindas do universo da improvisação musical. Através dessa concepção, usa de todas as suas virtudes em prol do bonito encontro entre o erudito e o popular, o chamado third stream diluindo as fronteiras existentes entre os dois gêneros através de linguagens da música instrumental latino-americana.
O violonista e compositor Luis Leite é um dos principais violonistas brasileiros em atividade. Vencedor de vários concursos nacionais e internacionais de violão, possui intensa atuação internacional – se apresentou em mais de 20 países tocando em salas como a Wiener Musikverein e Wigmore Hall. (“Um verdadeiro virtuose do violão” – Revista Concerto, Viena).
A pianista Erika Ribeiro é considerada uma das mais proeminentes musicistas de sua geração. Vencedora de 10 concursos de piano no Brasil e premiada em mais de 20, Erika é solista convidada de várias orquestras brasileiras e colabora intensivamente como camerista junto às mais diversas formações.
SERVIÇO:
30/09 – quarta-feira – Luis Leite e Erika Ribeiro apresentam “Vento Sul” na Casa do Choro
Horário: 19h
Endereço: Rua da Carioca, 38 – Centro, Rio de Janeiro
Visto por quase 50 mil espectadores, espetáculo é baseado nas histórias das avós das atrizes Beth Zalcman, Simone Kalil. Com direção de Luiz Antônio Rocha, peça conquista a plateia ao tratar do tema da imigração com afeto, humor, emoção e cumplicidade
Há dois anos e meio em cartaz sem patrocínio, indicado ao Prêmio Shell de melhor texto e visto por quase 50 mil espectadores, o espetáculo ‘Brimas’ tem um segredo para o sucesso: é a alta dose de afeto, que está presente na história criada pelas atrizes Beth Zalcman e Simone Kalil, e na relação com o público, de troca, cumplicidade e até confissões. Com direção de Luiz Antônio Rocha, a peça volta ao cartaz no Rio, depois de um ano de viagens, para sua 10ª temporada, agora no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, de 02 a 23 de junho, sempre aos sábados, às 19h.
A partir de fatos vividos por suas avós, Beth e Simone escreveram a peça para trazer ao palco as matriarcas Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano respectivamente, e foram acolhidas no Brasil no início do século passado. As personagens, uma judia e a outra católica maronita, estabelecem uma relação de amizade, convivendo com tolerância e respeito, valorizando a riqueza da diversidade cultural e religiosa de cada uma.
“No final de 2015, fomos invadidos por imagens e notícias sobre os refugiados sírios, exatamente quando estreávamos ‘Brimas’, ressignificando nosso projeto. Tolerância, respeito, direitos, identidade, imigração, fronteiras, ganharam força com a realidade retratada pela mídia. Nossa peça, construída por memória afetiva e força cultural vinda das matriarcas Ester e Marion, foi fortalecida por esses ingredientes humanos e importantes para todos… os que ficam, os que vão, os que tem sua terra, os que são exilados”, explica a atriz e autora Simone Kalil.
Na peça, as imigrantes revivem suas histórias enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria. A peça reflete o Brasil que acolhe as diferentes culturas, misturando e unindo nacionalidades e crenças religiosas. É um contraponto à realidade atual em que tantos refugiados no mundo têm suas travessias interrompidas.
A montagem estreou em novembro de 2015 no Rio de Janeiro, recebendo indicação ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto. Desde então, já se passou por uma série de teatros no Rio e em São Paulo. A aceitação e identidade com a plateia foram imediatas em todas as temporadas. “É uma peça que tem muito humor, mas é profunda. Sobrevivemos sem patrocínio porque ‘Brimas’ comove as pessoas, faz com que elas pensem na própria história”, acrescenta o diretor Luiz Antônio Rocha.
Para a autora e atriz Beth Zalcman, falar de sua avó é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. “Nesse trajeto, estabelecemos vínculos com comunidades de origens árabes e judaicas e ONGS que acolhem refugiados no Rio. Pudemos diversas vezes, ao final de uma sessão, contar com depoimentos de refugiados e historiadores, gerando conversas de altíssimo nível com a plateia e, assim, ampliando as possibilidades do espetáculo. “Brimas fala da possibilidade de encontros, de paz, independentemente de crenças, nesse momento contemporâneo de tanta intolerância”, conclui.
Ficha técnica:
Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha
Assistente de direção: Valéria Alencar
Cenário e adereços: Toninho Lôbo
Figurino: Claudia Goldbach
Iluminação cênica: Aurélio De Simoni
Preparação de elenco: Beth Zalcman
Direção de produção: Sandro Rabello
Realização: Mabruk Produções, Espaço Cênico, Mímica em Trânsito e Diga Sim! Produções
Serviço
Brimas
Temporada: de 02 a 23 de junho
Teatro Clara Nunes: Rua Marquês de São Vicente, 52/Shopping da Gávea
Telefone: (21) 2274-9696
Dias e horários: Sábados, às 19h.
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
Lotação: 743 pessoas
Duração: 1h10 minutos
Classificação indicativa: 10 anos.
Funcionamento da Bilheteria: Diariamente, das 13h às 21h.
Prelúdio 21 convida João Luiz Areias (trombone) e o José Wellington (piano), com entrada gratuita, sábado, 26 de maio, no CCJF
jose wellington
O grupo de compositores Prelúdio 21 recebe em sua série no Centro Cultural da Justiça Federal, no dia 26 de maio, sábado, às 15h, o duo formado pelo trombonista João Luiz Areias e José Wellington. Os intérpretes, além de serem expoentes nos seus instrumentos, têm um notável trabalho dedicado à música contemporânea. Os concertos da série “Prelúdio 21 – Música do Presente” acontecem sempre no último sábado de cada mês. No programa, as obras “Combustão” (Neder Nassaro), “One moment frozen in timere” (Caio Senna), “Humano” (Sergio Roberto de Oliveira), “Sonata para Trombone e Piano” (Marcos Lucas) e “Inserções III” (José Orlando Alves) e “Sonata para Trombone e Piano”, de Alexandre Schubert.
Prelúdio 21
Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional. Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.
A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do rio de janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.
O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.
SERVIÇO:
26/05 – sábado – Prelúdio 21 convida João Luiz Areias (trombone) e o José Wellington (piano)
ARTISTAS CARIOCAS podem ganhar até R$ 40 MIL para RESIDÊNCIA ARTÍSTICA no RIO DE JANEIRO
O projeto ArtSonica – Residência Artísticarecebe até 15 de junho propostas de artistascariocas que misturem linguagens artísticas; desafio será a criação de obra de arte para exposição no Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Os selecionados receberão bolsas que vão de R$ 20 mil a R$ 40 mil e devem cobrir todos os custos durante as oito semanas de estadia na cidade, entre agosto de 2018 e junho de 2019. É a chance que muitos criadores desejam para alavancar a carreira ou expor em um grande polo cultural.
Durante o período de residência artística no Rio de Janeiro, o projeto ArtSonica oferecerá estrutura recém-inaugurada, que ocupa um andar inteiro do edifício do Oi Futuro, a poucos metros do Centro Cultural Oi Futuro, no bairro do Flamengo, na Zona Sul da cidade. As instalações do laboratório são de ponta, com equipamentos para gravação de som e vídeo, estúdio acústico, ateliê de criação, posições de coworking, sala para ensaios e oficinas e internet de alta capacidade. O projeto também disponibilizará técnicos de estúdio, e equipes de produção de conteúdo para redes sociais e assessoria de imprensa para que divulguem os trabalhos em desenvolvimento.
Ao todo, dez artistas de várias partes do Brasil serão escolhidos para residências de dois meses no LabSonica, laboratório de inovação e criatividade do Oi Futuro, com estúdios de som e vídeo, coworking e ambiente para oficinas e ensaios. A ideia é dar voz a toda a cadeia produtiva da imagem e do som, da pesquisa à criação, incluindo a produção de expressões que vão além-palco.
Escolhidos por uma comissão formada por cinco profissionais com excelência em áreas artísticas diversas, os residentes exibirão ao público, com entrada franca e transmissão na web em tempo real, a sua pesquisa em três momentos: devem fazer uma apresentação sobre o seu processo criativo; depois, será a vez do PapoSonica, no qual os artistas podem convidar um especialista para falar sobre um tema ligado ao projeto ou assumir essa tarefa; e, ao final da Residência, todos terão mais um mês para entregar uma criação final com o objetivo de fazer parte de uma exposição coletiva, em 2019, no Centro Cultural Oi Futuro.
“Conversando com diversos amigos sobre artes digitais, achei interessante propor para artistas de diferentes especialidades o desafio de se aventurarem por este caminho. A ideia foi muito bem recebida e resolvemos elaborar uma proposta com esta provocação. Esta foi a semente que deu origem à ArtSonica. As pesquisas artísticas podem ser realizadas total ou parcialmente durante os dois meses de experimentação, desde que os criadores proponham quais são os seus objetivos e cumpram com as entregas acordadas”, explica Julio Zucca, o idealizador do projeto.
As inscrições são realizadas pela Zucca Produções – idealizadora do projeto – por meio do site www.artsonica.com.br. O “ArtSonica – Residência Artística” acontece graças ao patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio cultural do Oi Futuro e do LabSonica.
Artistas e Atletas aderem campanha que incentiva à população carioca a praticar esportes e exercícios físicos
Dia 27 de maio, das 8h às 12h, será lançada na praia do Leblon (em frente à Rua João Lira) a Campanha Agita Rio- A onda agora é se movimentar, com o objetivo de promover a saúde através da prática de esportes e atividade físicas, estimulando a população a sair do sedentarismo.
Várias tendas estarão montadas no local onde uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e professores de educação física estarão realizando diversos testes físicos como bioimpedância, aferição de pressão, biometria, entre outros, para avaliar cada pessoa quanto às suas aparentes condições para realização de atividades físicas.
Idealizada pelo médico do esporte, Alexandre Carvalho, (responsável pelo quadro ‘Medida Certa da TV Globo’ junto com o educador físico Márcio Atalla) a campanha conta com o apoio de vários artistas e atletas como Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, Bernardinho, Fernanda Keller, Fabizinha do vôlei, as campeãs de vôlei de praia Àgatha Bednarczuk e Talita Antunes, Nicete Bruno, Beth Goulart , Mário Júnior, Caio Paduan, Luciano Zafir, entre outros que cederam suas imagens como forma de adesão ao evento.
Alerta sobre o Sedentarismo no Rio de Janeiro
Segundo dados do IBGE e da Organização Mundial de Saúde, 80% da população carioca é sedentária, sendo que 73,4% são homens e 84,1% de mulheres.
Alexandre Carvalho alega que não é segredo que o sedentarismo e a má alimentação têm aumentado diariamente por todos os Estados do país, entretanto, os dados acima mostram de forma alarmante como o carioca está posicionado no ranking nacional.
“Daí a importância de se realizar uma campanha tão ampla quanto esta, que percorrerá diversos bairros da cidade estendendo-se durante todo o ano e com o objetivo de tornar-se fixa no calendário da cidade. O Rio tem passado por momentos muito difíceis. Nada melhor do que cuidarmos da nossa saúde, pois a transformação de tudo começa a partir de nós mesmos” diz Alexandre Carvalho, lembrando que amamos nossa cidade que tem espaço e belezas naturais para a prática de esportes e movimentos.
Alerta
“É importante saber que 70% da população mundial é sedentária e constatar que um número tão grande de pessoas aqui no Rio caminham junto a esta realidade é assustador tendo em vista o número de moléstias geradas pelo sedentarismo” alega o médico lembrando que, praticar um esporte, ou uma atividade física, pode vir a diminuir esses índices, além de gerar diversos resultados a saúde e ao bem estar.
Ainda de acordo com o especialista, a prática de atividades físicas melhora os problemas cardiorrespiratórios, faz a regulação de doenças como diabetes, pressão alta, osteoporose, colesterol, obesidade entre outras.
Hábitos que podem ser executados no dia a dia
Para quem não tem tempo ou não gosta de ir à academia, existem alguns outros métodos para serem utilizados e para pôr a saúde em dia. Simples hábitos como pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar, subir escadas e dançar, são alguns dos exercícios físicos sugeridos pela campanha. Além disso, os profissionais da área incentivam que algumas atividades do dia a dia sejam feitas com mais frequência como passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras. Hábitos como estes melhorarão a qualidade de vida e a saúde.
Mudança de Hábitos
“Mudar de hábitos nem sempre é tão simples assim como se pensa. Para quem nunca praticou nenhum tipo de exercício, precisa iniciar suas práticas com atividades mais leves, que sejam sempre instruídas por profissional de educação física habilitado” diz o médico.
Cabelos coloridos: Tendência de beleza ou capricho adolescente?
Youtuber Karyna Rangel conta o segredo por trás de seu visual colorido, que tem sido tendência no Instagram e feito a cabeça de celebridades e mulheres por todo o mundo.
Os cabelos coloridos ganharam espaço nas passarelas e no dia-a-dia das mulheres que desejam revolucionar completamente o visual e apostar em uma cor totalmente fora do comum para tingir os fios. Sim, os cabelos coloridos são uma tendência, que tem feito a cabeça das celebridades, literalmente, em especial mulheres adolescentes e jovens que desejam mudar a aparência expressando seu estilo de vida despojado, leve e alegre. Mais do que apenas atrair a atenção dos observadores, elas querem se expressar, e realizar seu gosto pessoal sem medo de ser feliz.
Nos últimos anos, mais do que nunca, a moda tem trazido consigo além do viés da beleza uma bandeira de dar voz e empoderar mulheres ao redor do mundo, através do inusitado, do novo e do ousado. Celebridades como Katy Perry, Lady Gaga e Avril Lavigne já adotaram o visual colorido por diversas vezes, usando a moda e o estilo como uma maneira de externar sua arte, seus ideais e pensamentos.
A youtuber carioca Karyna Rangel tem feito um estrondoso sucesso nas redes sociais, e é uma das grandes referências no Brasil quando o assunto é cabelo colorido. Com quase 1,5 milhões de inscritos no seu canal e quase meio milhão de seguidores no Instagram, a digital influencer e vlogger é vista frequentemente com as madeixas das mais diversas cores: lisos, cacheados, longos, curtos, etc. Para Karyna, isso já faz parte da sua personalidade: “Desde criança sempre usei o cabelo colorido. Estou sempre mudando a cor do meu cabelo, e faço isso sem nenhum motivo em especial. Faço porque acho bonito, e faço porque sou muito espontânea e impulsiva. Mesmo quando digo que vou manter o cabelo daquele jeito, mudo uma semana depois (risos).”
Essa semana, Karyna pintou o cabelo de arco íris, que é uma das tendências capilares em alta desse ano no Instagram. Karyna como uma das principais influenciadoras do Brasil, conta que muitas meninas escrevem pra ela pedindo dicas e conselhos sobre o assunto de colorir os cabelos. No entanto, para ela, o mais importante é sentir-se bem com o resultado: “até brinco que me considero uma digital “desinfluencer”, mas sei que realmente muitas meninas se inspiram em mim quando o assunto é lifestyle e moda. Eu sou uma pessoa alegre, intensa, vibrante, e expresso isso na forma que me visto e nas cores que uso. Além de trazer uma imagem jovem, moderna, descolada, acredito que o cabelo colorido traz positividade e uma imagem alegre. É isso que aconselho para minhas seguidoras: sejam felizes”.