Ácido tranexâmico é a nova arma contra o melasma

Encontro anual da Academia Americana de Dermatologia aponta o tratamento como um dos melhores arsenais contra a doença

  

Uma das queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia é o aparecimento de melasmas. Problema que vem atingindo boa parte da população, o melasma é um pesadelo na vida das mulheres devido às manchas acastanhadas que aparecem geralmente no rosto, no colo e nos braços, sendo que também pode surgir em homens e, atualmente, não tem cura.

Porém, novos tratamentos vêm sendo desenvolvidos para tratar e amenizar o problema. Foi o que aconteceu no encontro anual da Academia Americana de Dermatologia – 2018 / Annual Meeting – American Academy of Dermatology, realizado em fevereiro, na Califórnia, onde foram discutidas novas tecnologias que surgiram para auxiliar no tratamento da doença.

 

melasma

De acordo com a dermatologista Fernanda Sanchez, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Ácido tranexâmico foi um dos temas centrais apontados como a grande novidade no tratamento ao melasma. “O congresso contou com a presença de médicos de todo o mundo e o ácido tranexâmico foi  um dos temas mais discutidos. Ele é o queridinho atualmente e age contendo o desenvolvimento das inflamações no tecido reduzindo a presença das manchas na pele de indivíduos susceptíveis à doença”, afirma a especialista.

Não é segredo para ninguém que o principal causador do melasma é a exposição à luz ultravioleta, fator preponderante na ativação do plasminogênio, que promove o aumento de plasmina, uma proteína que aumenta a melanogênse, ou seja, a formação da melanina responsável pelas manchas. “O ácido atua impedindo o aumento de plasmina e, consequentemente, diminui as chances do desenvolvimento do melasma”, explica Fernanda.

Indicado para tratar manchas provenientes de gravidez, mudanças hormonais ou por exposição solar, este ácido tem uma variação na forma de aplicar e possui também uma versão em gel, oral e injetável, sendo essa última feita na presença de um dermatologista. Os resultados da utilização do ácido tranexâmico têm sido rápidos e duradouros. “Mesmo não tendo cura, alguns pacientes já apresentam de 30 a 90% de diminuição das manchas de melasma encontradas no tecido cutâneo”, afirma Fernanda Sanchez.

Luz de computador e celular pode piorar o melasma?

Outro ponto discutido no Congresso vem deixando os pacientes de cabelo em pé nas clínicas de dermatologia. A luz presente em celulares e computadores, a chamada luz azul ou visível, pode sim ser vilã quando o assunto é o tratamento do melasma. Isso se dá porque ela penetra de forma mais profunda na pele promovendo uma pigmentação mais difícil de tratar. E para impedir que isso aconteça, novos tipos de filtro solar estão sendo desenvolvidos combatendo os efeitos negativos específicos desse tipo de radiação. “Os protetores que usamos geralmente quando vamos à praia ou qualquer outro lugar onde ficaremos expostos a luz solar não são capazes de nos proteger contra a luz visível e azul. Nesse caso, é recomendável a utilização de filtros com cor, mesmo em ambientes fechados”, afirma Fernanda aconselhando que é importante ir a um dermatologista antes de investir em um protetor solar.

CONHEÇA A DIETA DO MOMENTO SEGUIDA POR ATORES E CELEBRIDADES

 Emagrecer e ter um corpo em forma é o sonho de muita gente. De tempos em tempos surgem novas dietas e receitas milagrosas para perder peso, entretanto a maioria é suspeita, pois podem trazer transtornos à saúde, não possuem certificação científica e certamente não incluem todos os ingredientes necessários para uma alimentação saudável.  

Diante de todos esses dilemas fica a pergunta: qual seria a dieta adequada que associa saúde com um shape esbelto?

Um método chamado VLCD (Very Low Calorie Diet)- Dietkal, também conhecida como Dieta da Nasa, vem conquistando famosos como Fabiana Karla e o RPM Paulo Ricardo entre outras celebridades que chegaram a emagrecer vários quilos consumindo alimentos ricos em proteína de alto valor biológico e que são levados para qualquer lugar onde estejam e preparados na hora, o que evita comer fora da método.

 

Criada por uma empresa brasileira com vasta experiência em alimentação, a Dietkal iniciou suas operações no Brasil em meados de 2015, como um método inovador, resultado de uma série de pesquisas feitas por médicos e estudiosos do mundo todo, onde ficou constatado que nas dietas VLCD’s (Very Low Calorie Diet) a ingestão de proteínas é adequada sendo o aporte de carboidratos e gorduras muito baixos, o que resulta em uma perda de peso e manutenção bem mais eficientes que nos outros métodos.

A médica Beatriz Ohana, Fellow em Endocrinologia pela Cleveland Clinic (EUA), formada em Medicina pela UERJ, Clínica Médica pela UFRJ, Endocrinologia pelo IEDE-RJ (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia), e Nutrologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, atende em duas clínicas na Barra da Tijuca, vários famosos, prescrevendo a Dietkal. Entre seus pacientes a humorista Fabiana Karla chama a atenção: “Fabiana emagreceu 10kg em menos de dois meses com muita disciplina e foco” contra Beatriz.

De acordo com ela, este é um método com quantidade normal de proteínas, porém baixa de gorduras e carboidratos. A dieta se diferencia das polêmicas dietas que incentivam o consumo excessivo de proteínas e gorduras. “Os produtos Dietkal tendem a ser mais saudáveis e eficientes na perda de peso, pois  contém  proteína de alto valor biológico, praticamente livres de gorduras e carboidratos, somente com  aminoácidos, vitaminas e fibras”, afirma a médica, esclarecendo que somente um profissional de saúde está apto para indicar este tipo de dieta, que, como todo plano alimentar tem suas indicações e contraindicações.

 

Abaixo Beatriz Ohana esclarece dúvidas sobre o método Dietkal. Confira!

 

 O que são as VLCDs (Dietas de Baixíssima Caloria)?

 São dietas com até 800 calorias diárias. A DietKal é basicamente uma dieta rica em proteína de alto valor biológico, com pouco carboidrato e pouca gordura.

 

Como funciona?

 A DietKal é um método de emagrecimento dividido em seis fases. É baseada em sachês que, misturados à água, viram refeições, além de barrinhas e biscoitos que já vêm prontos pra consumo. O método consiste na ingestão vitaminas, mousses, pizzas, brigadeiro de colher, hambúrgueres, crepes, sopas… e também iogurtes, bolos, pães, omeletes e panquecas.

As primeiras três fases são as mais restritas, são as fases de VLCD propriamente dita. A fase 1 contém aproximadamente 600 kcal e são permitidos legumes e verduras no almoço e jantar  além dos produtos Dietkal em todas as refeições. A fase 2 tem aproximadamente 700 kcal , e além dos vegetais no almoço e jantar se inclui uma proteína animal no almoço como carne de boi, frango, peixe, ovos. A fase 3 possui aproximadamente 800 kcal e almoço e jantar já possui proteínas animais com vegetais . Nas fases seguintes vão sendo incorporados carboidratos e gorduras até chegar numa dieta de reeducação alimentar.

 Por que emagrece?

 Porque a ingestão de carbohidratos é baixa (< 50 g por dia) nas 3 primeiras fases, com isso em 24-48 hs são consumidos todos os estoques de glicogênio (açúcar) do fígado e o corpo é obrigado a quebrar a gordura pra ser utilizada como fonte de energia, gerando glicose e corpos cetônicos que atuam no cérebro reduzindo muito a fome e deixando nosso cérebro psico-estimulado, com sensação de bem estar. Este método resulta em uma perda de peso e manutenção bem mais eficientes que dietas tradicionais. A perda de peso e gordura visceral (abdominal) é em média 3 vezes maior que em dietas convencionais , gerando uma preservação de massa magra (músculo) também em média 3 vezes maior do que em dietas tradicionais, com isso há maior preservação da Taxa Metabólica Basal fazendo com que o corpo queime mais energia em repouso e portanto mantenha mais facilmente o peso final atingido.   A média de perda de peso pra mulheres é entre 7-10 kg por mês e para homens 10-12 kg por mês.

Em quais casos são indicadas? E para quem é contraindicado?

A Dietkal é indicada pra indivíduos com Obesidade, Sobrepeso, Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Pré e Pós-Operatórios, quando a Obesidade é agravante de condições como Síndrome dos Ovários Policísticos, Infertilidade, Asma, Artrose, Dislipidemia (aumento de colesterol e ou triglicerídeos), Hipertensão Arterial, Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores (Varizes), Úlcera de Membros Inferiores; é indicada também para mulheres que precisam perder peso antes de engravidarem , pra pós-parto após término de amamentação, para mulheres na perimenopausa e para indivíduos refratários à outras dietas.

Esta dieta é contra-indicada para crianças e adolescentes menores de 16 anos, pessoas dependentes de drogas, álcool, com transtornos alimentares como Bulimia e Anorexia, portadores de alterações psiquiátricas graves como Esquizofrenia, Bipolaridade ou Depressão Grave, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, Diabéticos do Tipo 1 ( usuários de insulina ) e idosos acima de 65 anos. Pacientes que estejam fazendo tratamento pra câncer, também devem aguardar a alta do oncologista; é contra-indicada para pacientes com Insuficiência Hepática ou Renal e portadores de Doenças Cardiovasculares.

E os resultados?

A perda de peso média é de 2-2,5 kg por semana nas 3 fases iniciais . Média de perda de peso de 7-10 kg ao mês para mulheres e 10-12 kg pra homens.

Calcula-se o peso a ser perdido pelo paciente e 80% deste é eliminado nas 3 fases iniciais.

Em que momento a pessoa volta à rotina normal?

A reintrodução dos carboidratos é feita de forma gradativa, à partir da fase 4,  para que haja uma adaptação do organismo e para que se mantenha a perda de peso . À partir disso, existe uma reintrodução gradual de alimentos até chegar à reeducação alimentar . As atividades físicas são indicadas desde as fases iniciais e vão aumentando progressivamente de intensidade e duração à medida que a dieta evolui.

Esta dieta é considerada por muitos Guidelines de Obesidade como o melhor método para perda e manutenção de peso perdido à longo prazo , quando associado à atividades físicas ( que mantém o Metabolismo Basal acelerado ) e à  Reprogramação Mental com métodos como Terapia Comportamental .

Os produtos são gostosos de degustar?

Sim, pois existe uma preocupação da Dietkal em adaptar-se e agradar ao paladar dos brasileiros. Principalmente para quem gosta de doces o método oferece uma variedade interessante de produtos, como brigadeiro de colher, iogurtes, barrinhas, mousses, bolos, sucos, gelatinas e vitaminas, por exemplo, e uma personal chef exclusiva que cria receitas criativas com os produtos. Inclusive a Dietkal fornece aos seus pacientes um livro com 50 receitas.

Recomendações gerais

De acordo com a Beatriz Ohana, por ser um método cientificamente validado, com cálculo de duração de fases de acordo com a necessidade de perda de peso de cada paciente, avaliação de indicações e contraindicações, acompanhamento clínico-laboratorial, necessidade de suplementação vitamínico-mineral , é imprescindível o acompanhamento médico.

“O método Dietkal se apresenta como uma alternativa segura e eficaz para quem já passou por várias dietas sem sucesso”, afirma a endocrinologista.

Serviços:

www.dietkal.com.br 

www.drabeatrizohana.com.br

O Diário de Jim estreia no Teatro Arthur Azevedo
Inspirado no filme “O diário de um adolescente” o espetáculo trás uma encenação moderna e levanta a bandeira numa campanha contra o uso de drogas.
O monólogo escrito e dirigido por Jadson Rodrigues , trás os conflitos de Jim ( Treison Lohan) um adolescente, filho de pais separados, que depois de sofrer Bullying por ser virgem acaba se envolvendo em muitos problemas, além de cair no universo das drogas e se tornar um viciado Jim , acaba sendo preso ,internado e até mesmo passa a fazer programas em troca de entorpecentes.
Jim vive uma fase cheia de problemas e decepções na adolescência e tenta junto com a mãe se incluso novamente na sociedade. Mas quando os problemas do adolescente está quase chegando ao fim a morte de sua mãe , trás uma reviravolta para o espetáculo.
Treison Lohan interpreta o personagem Jim nesse monólogo desafiador, com um cenário que trás o espectador para uma realidade que poucos conhecem ou não querem enxergar , o ator leva o drama desse jovem para os teatro do Rio de janeiro com a intenção de mostrar que as drogas pode sim ser um rumo sem voltas.
Depois de estrear no Teatro Gonzaguinha, em Fevereiro, “O diário de Jim ” entra em cena no Teatro Arthur Azevedo-Cg, e em seguida segue para o segundo maior festival de Teatro do País (FRINGE). A peça ainda seguira para Minas  Gerais, Angra dos Reis e no segundo semestre para São Paulo.
O diretor Jadson Rodrigues revelou que, quis deixar uma peça limpa , com muita clareza para que todo o público pudesse entender de forma clara a questão tratada em cena, e que a ideia de tudo se passar no quarto do adolescente ,é por ele achar que esse cantinho que um garoto chama de seu, trás muitos segredos, e também resgata todos os sentimentos já vividos no local.
Local: Teatro Arthur Azevedo – (Rua Vitor Alves 454)
Dias 16, 17 e 18 de Março às 20h
Bilheteria: R$ 20,00(Inteira) R$10,00 (Meia).
Atuação: Treison Lohan
Texto : Jadson Rodrigues e Treison Lohan
Direção : Jadson Rodrigues
Classificação: 16 anos.